Logo Passei Direto
Buscar
Com o objetivo de avaliar o nível de ruído presente no posto de trabalho do operador de produção de um terminal marítimo, o técnico de segurança do trabalho realizou uma medição do Nível de Pressão Sonora (NPS) e encontrou o valor de 94 dB(A). O tempo máximo, em minutos, que esse trabalhador pode ficar exposto a esse NPS sem proteção auditiva é de:


30
135
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para determinar o tempo máximo de exposição a um nível de pressão sonora (NPS) de 94 dB(A) sem proteção auditiva, podemos usar a tabela de limites de exposição ocupacional. De acordo com a Norma Regulamentadora NR 15, o tempo máximo de exposição a um nível de 94 dB(A) é de 2 horas (120 minutos). Portanto, o trabalhador pode ficar exposto a 94 dB(A) por até 120 minutos sem proteção auditiva. Assim, a resposta correta entre as opções apresentadas (30 ou 135 minutos) é nenhuma delas, pois o tempo máximo é 120 minutos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para calcular o tempo máximo de exposição ao ruído sem proteção auditiva, é necessário utilizar a seguinte fórmula: Tempo máximo de exposição = 480 / (NPS - 85)^(1/2) Onde: - 480 é o tempo máximo de exposição diária em minutos; - 85 é o nível de ruído de referência em dB(A). Substituindo os valores na fórmula, temos: Tempo máximo de exposição = 480 / (94 - 85)^(1/2) Tempo máximo de exposição = 480 / 3 Tempo máximo de exposição = 160 minutos Portanto, o tempo máximo que o trabalhador pode ficar exposto a esse NPS sem proteção auditiva é de 160 minutos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1
User badge image

Nathane Rocha

há 2 anos

Quando não for possível efetuar a medição deste tipo de ruído de impacto com o tipo de medidor do nível de pressão sonora adequado, será válida a leitura feita no medidor adequado para ruído contínuo ou intermitente. Neste caso, o limite de tolerância será de 120 dB(C).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em uma refinaria de petróleo, durante os trabalhos de parada para a manutenção dos tanques, o TST realizou mensurações dos níveis de ruído ambiental em distintas áreas de operações para cinco trabalhadores. É convencionado que, para uma jornada de trabalho de 8 horas, o LT ao ruído ocupacional é de 85 dB(A), e a cada acréscimo de 5 dB(A) de exposição, cai para a metade o tempo de exposição. A tabela abaixo relaciona cada trabalhador com os respectivos tempos de exposição e os níveis de ruído médios mensurados. De acordo com o Anexo I da NR-15, a dupla de trabalhadores exposta a níveis de ruído acima dos limites de tolerância permitidos é:


1 e 2
2 e 3
3 e 4
4 e 5

Mais conteúdos dessa disciplina