Buscar

Em grande parte das narrativas que compõem "Laços de Família", Clarice Lispector privilegia as personagens femininas que vivem o tradicional modelo...

Em grande parte das narrativas que compõem "Laços de Família", Clarice Lispector privilegia as personagens femininas que vivem o tradicional modelo da dona-de-casa e desempenham papéis estabelecidos para a mulher, em uma sociedade opressora e de valores masculinos. Observe as situações transcritas e assinale a alternativa cuja citação NÃO confirma a observação anterior:

a) Por caminhos tortos, viera a cair num destino de mulher, com a surpresa de nele caber como se o tivesse inventado. O homem com quem casara era um homem verdadeiro, os filhos que tivera eram filhos verdadeiros. Sua juventude anterior parecia-lhe estranha como uma doença de vida. Dela havia aos poucos emergido para descobrir que também sem a felicidade se vivia: abolindo-a, encontrara uma legião de pessoas, antes invisíveis, que viviam como quem trabalha - com persistência, continuidade, alegria. ("Amor", p. 18.)
b) Interrompendo a arrumação da penteadeira, Laura olhou-se ao espelho: e ela mesma, há quanto tempo? Seu rosto tinha uma graça doméstica, os cabelos eram presos com grampos atrás das orelhas grandes e pálidas. Os olhos marrons, os cabelos marrons, a pele morena e suave, tudo dava a seu rosto já não muito moço um ar modesto de mulher. ("A imitação da rosa", p. 36.)
c) Ela, a forte, que casara em hora e tempo devido com um bom homem a quem, obediente e independente, respeitara; a quem respeitara e quem lhe fizera filhos e lhe pagara os partos, lhe honrara os resguardos. O tronco fora bom. ("Feliz aniversário", p. 67.)
d) Tinha quinze anos e não era bonita. Mas por dentro da magreza, a vastidão quase majestosa em que se movia como dentro de uma meditação. E dentro da nebulosidade algo preciso. Que não se espreguiçava, não se comprometia, não se contaminava. Que era intenso como uma jóia. Ela. ("Preciosidade", p. 95.)
e) Quem sabe se sua mulher estava fugindo com o filho da sala de luz bem regulada, dos móveis bem escolhidos, das cortinas e dos quadros? Fora isso o que ele lhe dera. [...] O homem inquietou-se. Porque não poderia continuar a lhe dar senão: mais sucesso. E porque sabia que ela o ajudaria a consegui-lo e odiaria o que conseguissem. Assim era aquela calma mulher de trinta e dois anos que nunca falava propriamente, como se tivesse vivido sempre. [...] Às vezes ele procurava humilhá-la, entrava no quarto enquanto ela mu
a) a
b) b
c) c
d) d
e) e

Essa pergunta também está no material:

Literatura Brasileira Modernismo (3 Fase) [Médio] - [90 Questões]
80 pág.

Enem Universidade Federal do ParanáUniversidade Federal do Paraná

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Alternativa (d) não confirma a observação anterior, pois a personagem feminina em questão não se encaixa no modelo tradicional da dona-de-casa e não desempenha papéis estabelecidos para a mulher em uma sociedade opressora e de valores masculinos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina