Buscar

Quanto à capacidade para o casamento, o Código Civil de 2002 estabelece requisitos, tal qual, a idade mínima para casar, elenca também os impedimen...

Quanto à capacidade para o casamento, o Código Civil de 2002 estabelece requisitos, tal qual, a idade mínima para casar, elenca também os impedimentos, que se fundamentam na proteção da família e devem ser interpretados restritivamente, dentre outros. Sobre a "Capacidade para o casamento, impedimentos matrimoniais e causas suspensivas do casamento", assinale a alternativa CORRETA:

A) O juiz poderá suprir a autorização quando entender que a negativa foi injusta, desde que uma das partes provoque a jurisdição.


B) Os impedimentos matrimoniais são proibições de ordem pública, podendo ser opostos até a celebração do casamento, somente pelos nubentes, com exceção do juiz ou o oficial de justiça que tiver conhecimento da existência de um impedimento, é obrigado a declará-lo.


C) O nubente que possua entre 16 (dezesseis) e 18 (dezoito) anos, não necessita de autorização dos pais ou de seus representantes legais para casar.


D) O Código Civil de 2002 estabelece uma idade mínima para que uma pessoa possa casar. É chamada de idade núbil. De acordo com o artigo 1.517 está idade é de 15 (quinze) anos.

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriel Rodrigues

Errado, a alternativa correta é letra A.


2
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "O Código Civil de 2002 estabelece uma idade mínima para que uma pessoa possa casar. É chamada de idade núbil. De acordo com o artigo 1.517 está idade é de 15 (quinze) anos."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais