Buscar

Um paciente do sexo masculino, com 75 anos de idade, foi diagnosticado com Doença de Parkinson. No momento, apresenta os principais sintomas compat...

Um paciente do sexo masculino, com 75 anos de idade, foi diagnosticado com Doença de Parkinson. No momento, apresenta os principais sintomas compatíveis com a morte massiva dos neurônios da parte compacta da substância negra.

Considerando o exposto, avalie as afirmações:

I. Na Doença de Parkinson há, principalmente, a morte de neurônios da parte compacta da substância negra, que liberam, em seus terminais, acetilcolina nos núcleos caudado e putâmen (estriado) do telencéfalo.

II. Os principais sintomas da Doença de Parkinson são tremor de repouso, bradicinesia, micrografia, diminuição da expressão facial, depressão e sinais de demência.

III. Na lesão dos núcleos da base, o tônus muscular caracteriza-se como hipertonia elástica, na qual os grupos musculares agonistas e antagonistas são acometidos de forma diferente.

IV. A lesão dos núcleos da base requer o tratamento fisioterapêutico que priorize exercícios que visem ao treino funcional, à orientação familiar e à prevenção de complicações secundárias.

É correto apenas o que se afirma em:

a.I e III.

b.II e IV.

c.III e IV.

d.I, II e III.

e.I, II e IV.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) II e IV. Justificativa: I. Na Doença de Parkinson, há principalmente a morte de neurônios da parte compacta da substância negra, que liberam, em seus terminais, dopamina nos núcleos caudado e putâmen (estriado) do telencéfalo. Portanto, a afirmação está incorreta. II. Os principais sintomas da Doença de Parkinson são tremor de repouso, bradicinesia, rigidez muscular, diminuição da expressão facial, depressão e sinais de demência. A afirmação está correta. III. Na lesão dos núcleos da base, o tônus muscular caracteriza-se como hipertonia elástica, na qual os grupos musculares agonistas e antagonistas são acometidos de forma diferente. Portanto, a afirmação está incorreta. IV. A lesão dos núcleos da base requer o tratamento fisioterapêutico que priorize exercícios que visem ao treino funcional, à orientação familiar e à prevenção de complicações secundárias. A afirmação está correta. Assim, apenas as afirmações II e IV estão corretas, e a alternativa correta é a letra b) II e IV.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais