Buscar

O pesquisador Renan (1990) discorre sobre a noção de unidade de uma nação. Segundo o autor, a unidade da nação é decorrente de três aspectos relaci...

O pesquisador Renan (1990) discorre sobre a noção de unidade de uma nação. Segundo o autor, a unidade da nação é decorrente de três aspectos relacionados aos indivíduos ou cidadãos desta nação: “a posse em comum de um rico legado de memórias [...], o desejo de viver em conjunto e a vontade de perpetuar, de uma forma indivisiva, a herança que se recebeu” (RENAN, 1990, p. 19).

Partindo dos três constituintes da unidade de nação, disserte sobre as multiplicidades culturais na Alemanha como unidade e comunidade imaginada.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Renan (1990) argumenta que a unidade de uma nação é composta por três aspectos: a posse em comum de um rico legado de memórias, o desejo de viver em conjunto e a vontade de perpetuar, de uma forma indivisiva, a herança que se recebeu. No caso da Alemanha, a unidade nacional é marcada por uma multiplicidade cultural, uma vez que o país é composto por diversas regiões com tradições e costumes distintos. A Alemanha é uma comunidade imaginada, ou seja, uma construção social que se baseia em uma identidade compartilhada pelos seus cidadãos. A unidade alemã foi construída ao longo do tempo, a partir de uma história comum e de um sentimento de pertencimento à mesma nação. A diversidade cultural é valorizada e respeitada, mas não impede a construção de uma identidade nacional coesa.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais