Buscar

Com a régua e o compasso, resolva o problema seguinte. Problema 1: Dado um segmento AB construa o triângulo equilátero ABC e sua altura CM.

Essa pergunta também está no material:

Uma introdução às Construções Geométricas
32 pág.

Esta apostila traz uma introdução às construções geométricas. Nela, há base para as construções abordando apenas as construções elementares e o método dos lugares geométricos.

Geometria I Universidade de BrasíliaUniversidade de Brasília

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para construir o triângulo equilátero ABC e sua altura CM, siga os seguintes passos: 1. Com a régua, trace uma reta AB. 2. Com o compasso, marque a distância AB em um ponto e desenhe um arco de circunferência. 3. Marque a mesma distância AB em outro ponto da reta AB e desenhe outro arco de circunferência. 4. Com o compasso na medida do raio dos arcos, trace um arco de circunferência a partir de um dos pontos marcados anteriormente. 5. Repita o passo 4 a partir do outro ponto marcado anteriormente. 6. O ponto de interseção dos dois arcos é o ponto C. 7. Trace a reta CM, que é perpendicular à reta AB e passa pelo ponto C. Assim, você terá construído o triângulo equilátero ABC e sua altura CM.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais