Buscar

Construir o triângulo ABC conhecendo os lados !AB=5,2cm, !BC=5,7cm e a altura relativa ao lado AB, !h=4,5cm. a) 1) Assinale um ponto X qualquer s...

Construir o triângulo ABC conhecendo os lados !AB=5,2cm, !BC=5,7cm e a altura relativa ao lado AB, !h=4,5cm.


a) 1) Assinale um ponto X qualquer sobre a circunferência dada. 2) Pegue com o compasso o segmento dado e determine, sobre a circunferência um ponto Y tal que XY=a. 3) Trace por O uma perpendicular a XY determinando o ponto Z médio de XY. 4) Trace a circunferência de centro O e raio OZ, que é um lugar geométrico de M. 5) Trace a mediatriz de PO determinando o seu ponto médio C. 6) Com centro em C trace a circunferência de diâmetro PO, que é outro lugar geométrico de M. 7) As duas circunferências cortam-se em M e M′. 8) As retas PM e PM′ são a solução do problema.
b) 1) Trace uma reta r e dois pontos A e B situados de um mesmo lado de r. 2) Determine o ponto P sobre a reta r de forma que a soma AP+PB seja mínima. 3) Trace a mediatriz do segmento AB determinando o ponto M. 4) Trace a reta s perpendicular a r passando por M. 5) Trace as retas t e u paralelas a r passando por A e B, respectivamente. 6) As retas s e t se cortam em P, que é a solução do problema.
c) 1) Trace uma reta r e dois pontos A e B situados de um mesmo lado de r. 2) Trace a mediatriz do segmento AB determinando o ponto M. 3) Trace a reta s perpendicular a r passando por M. 4) Trace as retas t e u paralelas a r passando por A e B, respectivamente. 5) As retas s e t se cortam em P, que é a solução do problema.

Essa pergunta também está no material:

Uma introdução às Construções Geométricas
32 pág.

Esta apostila traz uma introdução às construções geométricas. Nela, há base para as construções abordando apenas as construções elementares e o método dos lugares geométricos.

Geometria I Universidade de BrasíliaUniversidade de Brasília

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A pergunta não está completa. Por favor, forneça mais informações ou detalhes para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais