Buscar

A Administração de Recursos Humanos e sua evolução Principais objetivos da Gestão de Recursos Humanos Mudança no Papel e Perfil dos profissionais d...

A Administração de Recursos Humanos e sua evolução
Principais objetivos da Gestão de Recursos Humanos
Mudança no Papel e Perfil dos profissionais de Recursos Humanos
Fases da Administração de Recursos Humanos
Modelos de Gestão de Pessoas: Características e Componentes
A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar peça chave de transformações dentro de uma organização.
O departamento de recursos humanos atuava de forma mecanicista na qual ao empregado cabia a obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado.
Os empregados são chamados de colaboradores e os chefes de gestores.
Gerir pessoas não é mais um fator de uma visão mecanicista, sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência.
O movimento da administração científica ou escola clássica teve como principais representantes o americano Taylor e o francês Fayol e apresentava a ideia da otimização dos processos.
No início, o papel da área de Recursos Humanos era apenas operacional, contabilizando informações relacionadas aos empregados.

Essa pergunta também está no material:

A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E SUA EVOLUÇÃO
23 pág.

Administração de Recursos Humanos I Universidade Cidade de São PauloUniversidade Cidade de São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Administração de Recursos Humanos (ARH) é uma área que evoluiu muito ao longo do tempo. Inicialmente, a ARH era vista como um departamento operacional, responsável por contabilizar informações relacionadas aos empregados. Com o passar do tempo, a ARH passou a ter um papel mais estratégico dentro das organizações, sendo responsável por gerir pessoas e promover transformações. Os principais objetivos da Gestão de Recursos Humanos são: recrutar e selecionar os melhores profissionais para a organização, desenvolver e capacitar os colaboradores, gerenciar a remuneração e benefícios, promover a qualidade de vida no trabalho, gerir conflitos e promover a comunicação interna. Com a evolução da ARH, o papel e perfil dos profissionais de Recursos Humanos também mudaram. Antes, eram vistos como meros controladores e contabilizadores de informações. Hoje, são vistos como gestores de pessoas, responsáveis por promover a cultura organizacional, desenvolver lideranças e gerir conflitos. As fases da Administração de Recursos Humanos são: fase operacional, fase de desenvolvimento de pessoal, fase estratégica e fase de gestão do conhecimento. Os modelos de Gestão de Pessoas podem ser divididos em três tipos: modelo tradicional, modelo estratégico e modelo contemporâneo. O modelo tradicional é baseado em uma visão mecanicista e hierárquica, enquanto o modelo estratégico busca alinhar a gestão de pessoas com os objetivos estratégicos da organização. Já o modelo contemporâneo é baseado em uma visão mais humanizada, que valoriza o desenvolvimento dos colaboradores e a qualidade de vida no trabalho.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais