Logo Passei Direto
Buscar
A emissão indiscriminada de substâncias poluentes e contaminantes no meio natural é um dos crimes mais comuns no mundo. Exemplos: poluição do ar e das águas, contaminação radioativa, entre outras. Qual Lei julga crimes ambientais?


a. A Lei nº 9.605/98 – Lei de crimes ambientais.
b. A Lei nº 9.784/99 – Lei do processo administrativo.
c. A Lei nº 8.666/93 – Lei de licitações e contratos.
d. A Lei nº 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para identificar a lei que julga crimes ambientais, vamos analisar as opções: a) A Lei nº 9.605/98 – Lei de crimes ambientais. - Esta é a lei que trata especificamente dos crimes ambientais no Brasil, estabelecendo as infrações e as penalidades correspondentes. b) A Lei nº 9.784/99 – Lei do processo administrativo. - Esta lei regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública, não se relacionando diretamente com crimes ambientais. c) A Lei nº 8.666/93 – Lei de licitações e contratos. - Esta lei trata das normas para licitações e contratos da Administração Pública, não abordando crimes ambientais. d) A Lei nº 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor. - Esta lei protege os direitos do consumidor, mas não se refere a crimes ambientais. Portanto, a alternativa correta é: a) A Lei nº 9.605/98 – Lei de crimes ambientais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A Lei que julga crimes ambientais é a alternativa a) A Lei nº 9.605/98 - Lei de crimes ambientais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, conhecida também como Eco-92, encontro virou um símbolo e um marco para a discussão dos problemas ambientais, pois reuniu representantes governamentais e da sociedade civil de diversos locais do planeta. Sobre a Eco 92, é verdadeiro afirmar que:

I A proteção ambiental constitui parte integrante do processo de desenvolvimento e não pode ser considerada isoladamente deste, [bem como] o desenvolvimento sustentável não se constitui num problema técnico, mas social e político.
II O documento final da Rio-92, a Agenda 21, somou mais de 800 páginas divididas em 40 capítulos, apresentou uma nova forma de desenvolvimento, o sustentável, e o conceito de sustentabilidade mundial, que foi reforçado pela participação da sociedade, representada pelas organizações não governamentais (ONGs) que, ao lado dos governos, passaram a contribuir de forma mais incisiva com a causa.
III Por meio da Agenda 21, a maioria dos representantes dos governos se comprometeu a fazer mudanças para atenuar os problemas principais de degradação ambiental, incluindo a poluição em todos os níveis, o aquecimento global e suas implicações nas mudanças climáticas e na biodiversidade.
a. Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b. Apenas a afirmativa II é verdadeira.
c. Apenas a afirmativa III é verdadeira.
d. I, II e III são verdadeiras.

O Licenciamento Ambiental é um procedimento pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, a instalação, a ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, conside


a. O Licenciamento Ambiental é um procedimento facultativo, ou seja, a empresa pode optar por não realizá-lo.
b. O Licenciamento Ambiental é um procedimento que não leva em consideração os impactos ambientais causados pelo empreendimento.
c. O Licenciamento Ambiental é um procedimento que considera as repercussões ambientais antes de iniciar nova atividade ou projeto.
d. O Licenciamento Ambiental é um procedimento que só é necessário para empreendimentos de grande porte.

A gestão ambiental é o principal instrumento para o desenvolvimento sustentável. Sobre a implantação do sistema de gestão ambiental é correto afirmar que:


a. A gestão ambiental é um instrumento opcional para o desenvolvimento sustentável.
b. A gestão ambiental é um instrumento exclusivo para o desenvolvimento sustentável.
c. A gestão ambiental é um instrumento ineficaz para o desenvolvimento sustentável.
d. As normas legais são referências obrigatórias para as empresas que pretendem implantar um sistema de gestão ambiental.

O tripé da sustentabilidade ou Triple Bottom Line, sistematizado por Elkington (1997) prevê:


a. O cuidado ambiental, político e social.
b. O cuidado ambiental, econômico e social.
c. O cuidado econômico, social e cultural.
d. O cuidado ambiental, econômico e cultural.

Mais conteúdos dessa disciplina