Buscar

A Lei de Arbitragem (Lei n. 9.307/96 e Lei n. 13.129/2015) vem sendo reconhecida como um método eficiente de resolução de conflitos, contribuindo p...

A Lei de Arbitragem (Lei n. 9.307/96 e Lei n. 13.129/2015) vem sendo reconhecida como um método eficiente de resolução de conflitos, contribuindo para o descongestionamento do poder judiciário. Acerca do que determina a legislação em comento, assinale. I. A administração pública direta e indireta poderá utilizar-se da arbitragem para dirimir conflitos relativos a direitos patrimoniais indisponíveis. II. As partes não poderão escolher as regras de direito que serão aplicadas na arbitragem. III. A arbitragem que envolva a administração pública será sempre de direito e respeitará o princípio da publicidade. A) Somente a afirmativa I está correta. B) Somente a afirmativa II está correta. C) Somente a afirmativa III está correta. D) Somente as afirmativas I e II estão corretas. E) As afirmativas I, II e III estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Thamiris Rodrigues

Conforme o artigo 2º da Lei nº 9.307/96, a arbitragem poderá ser de direito ou de equidade. Isso significa que as partes envolvidas podem escolher entre resolver a disputa com base nas normas jurídicas aplicáveis (arbitragem de direito) ou com base em princípios gerais de justiça e equidade. Portanto, a alternativa correta é a Letra D.

O que é a Arbitragem?

arbitragem é um método alternativo de resolução de conflitos em que as partes envolvidas em uma disputa concordam em submeter a questão a um ou mais árbitros imparciais, escolhidos por elas, que atuam como juízes privados.

Esses árbitros têm a autoridade para ouvir as argumentações das partes, examinar as evidências e tomar uma decisão final, conhecida como sentença arbitral, que resolve o litígio.

A principal característica da arbitragem é que ela ocorre fora dos tribunais judiciais convencionais. As partes podem escolher as regras procedimentais e a lei aplicável, tornando a arbitragem um método personalizável e mais flexível em comparação com os procedimentos judiciais formais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais