Buscar

o pensador e militante russo, Vladimir Lenin, publicou, em 1917, o livro Imperialismo, fase superior do capitalismo. Nessa obra, o autor buscou atu...

o pensador e militante russo, Vladimir Lenin, publicou, em 1917, o livro Imperialismo, fase superior do capitalismo. Nessa obra, o autor buscou atualizar a teoria de Marx e analisou as causas econômicas para o fenômeno do imperialismo. Tomando como referência essa obra, analise as afirmativas a seguir: Uma das características destacadas pelo autor é o processo de concentração e centralização de capital que garante dinâmica ao capitalismo, principalmente, a partir de estratégias como cartel e truste. II. Os bancos, no período monopolista do capitalismo, exerceram pouca importância diante do capital industrial. III. aumento do volume do comércio internacional foi alimentado principalmente pelas exportações de capital, em detrimento das exportações de mercadorias. Isso proporcionou um movimento de transnacionalização do capital. Está correto o que se afirma em:

Uma das características destacadas pelo autor é o processo de concentração e centralização de capital que garante dinâmica ao capitalismo, principalmente, a partir de estratégias como cartel e truste.
Os bancos, no período monopolista do capitalismo, exerceram pouca importância diante do capital industrial.
O aumento do volume do comércio internacional foi alimentado principalmente pelas exportações de capital, em detrimento das exportações de mercadorias. Isso proporcionou um movimento de transnacionalização do capital.
A) I, e III.
B) I e II, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III.
E) III, apenas.

Essa pergunta também está no material:

17016397219273923572808382544021
1 pág.

Economia Política Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I e III. Na obra "Imperialismo, fase superior do capitalismo", Lenin destaca a concentração e centralização de capital como uma das características do capitalismo, que é garantida principalmente por meio de estratégias como cartel e truste. Além disso, o autor também aponta que o aumento do comércio internacional foi alimentado principalmente pelas exportações de capital, em detrimento das exportações de mercadorias, o que proporcionou um movimento de transnacionalização do capital. Portanto, as afirmativas I e III estão corretas. A afirmativa II está incorreta, pois Lenin destaca a importância dos bancos no período monopolista do capitalismo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais