Buscar

12. Leia a situação a seguir: A Teoria dos Jogos na Advocacia de Família Imagine que Luís e Mariana, casados há 7 anos e pais de uma criança de 4...

12. Leia a situação a seguir:

A Teoria dos Jogos na Advocacia de Família

Imagine que Luís e Mariana, casados há 7 anos e pais de uma criança de 4, estão se divorciando. Incialmente, Luís quer a guarda compartilhada do filho e Mariana a guarda unilateral para si. Luís, ao saber que Mariana quer afastá-lo do filho, resolve também solicitar a guarda exclusiva. Agora, Mariana, que já sabia que inicialmente Luís queria fazer um acordo, diz que aceita flexibilizar no valor da pensão e nos dias de visitas. Mas Luís não quer mais o acordo pois considera a atitude inicial de Mariana egoísta e desnecessária. Mariana, ao saber que Luís não quer mais o acordo, se sente ofendida e resolve que agora também não aceita mais negociar. Mediar a situação agora é muito mais difícil.

Esta é uma narrativa comum na advocacia de família. Perceba como, desde o começo do caso, a tomada de decisão de um é influenciada pela atitude do outro. A má condução do caso faz com que os interesses de ambos, que já não eram comuns, apenas se distanciem, ao invés de fazerem o caminho contrário rumo a um acordo benéfico para ambos e principalmente para a criança. A Teoria dos Jogos pode auxiliar na conciliação de Luís e Mariana, entendendo a lógica de suas decisões e respondendo se é possível haver colaboração entre eles, em quais circunstâncias o mais racional é não colaborar e quais propostas devem ser apresentadas para garantir a colaboração recíproca.

Sendo assim, julgue como verdadeira (V) ou falso (F), com base na Teoria Econômica:

a)   (   ) A cooperação (agir como monopólio) é melhor para o lucro geral das companhias do setor;

b)   (   ) O equilíbrio de Nash é uma situação que ambas as empresas não tem incentivo a mudar suas estratégias;

c)   (    ) A estratégia de maxmin é uma estratégia conservadora, ou seja, investimento de baixo risco;

(  ) O dilema dos prisioneiros é um jogo que representa bem o dilema entre cooperar e trair, situação próxima a realidade, entre fazer o cartel e agir por interesse próprio.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) (F) A cooperação pode ser benéfica para ambas as partes, mas nem sempre é a melhor opção para o lucro geral das companhias do setor. b) (V) O equilíbrio de Nash é uma situação em que ambas as empresas não têm incentivo para mudar suas estratégias, pois qualquer mudança resultaria em um resultado pior para ambas. c) (V) A estratégia de maxmin é uma estratégia conservadora, que busca minimizar as perdas em vez de maximizar os ganhos. d) (F) O dilema dos prisioneiros é um jogo que representa bem o dilema entre cooperar e trair, mas não é uma situação próxima à realidade de fazer cartel e agir por interesse próprio na advocacia de família.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais