Logo Passei Direto
Buscar
Leia as afirmativas sobre as contribuições da teoria da psicogênese da língua escrita para os processos de ensino e aprendizagem no que se refere à alfabetização. Em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Os estudantes em processo de alfabetização são sujeitos que pensam sobre a escrita e possuem conhecimentos prévios que precisam ser valorizados.
II. A alfabetização é um processo, portanto os alfabetizandos perpassam diferentes fases durante a construção do conhecimento da escrita.
III. O método passa a ser relevante na alfabetização, uma vez que o estudante passa a ser o centro desse processo.
a) Apenas as assertivas I e III estão corretas.
b) As assertivas I, II e III estão corretas.
c) Apenas as assertivas II e III estão corretas.
d) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
e) Apenas a assertiva II está correta.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os estudantes em processo de alfabetização são sujeitos que pensam sobre a escrita e possuem conhecimentos prévios que precisam ser valorizados. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a teoria da psicogênese valoriza os conhecimentos prévios dos alunos. II. A alfabetização é um processo, portanto os alfabetizandos perpassam diferentes fases durante a construção do conhecimento da escrita. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a psicogênese reconhece que a alfabetização ocorre em etapas. III. O método passa a ser relevante na alfabetização, uma vez que o estudante passa a ser o centro desse processo. Essa afirmativa é um pouco mais complexa. Embora o estudante deva ser o centro do processo, a ênfase na psicogênese não é apenas sobre o método, mas sim sobre a compreensão do processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Portanto, essa afirmativa pode ser considerada menos precisa. Com base na análise, as afirmativas I e II estão corretas, enquanto a III não é totalmente precisa. Assim, a alternativa correta é: d) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra "b) As assertivas I, II e III estão corretas." A teoria da psicogênese da língua escrita destaca que os estudantes em processo de alfabetização são sujeitos que pensam sobre a escrita e possuem conhecimentos prévios que precisam ser valorizados (assertiva I), que a alfabetização é um processo e que os alfabetizandos perpassam diferentes fases durante a construção do conhecimento da escrita (assertiva II) e que o método passa a ser relevante na alfabetização, uma vez que o estudante passa a ser o centro desse processo (assertiva III).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para que as pessoas com dislexia possam aprender a ler, é necessário que alguns encaminhamentos
sejam adotados na prática pedagógica. Leia as seguintes assertivas sobre as intervenções necessárias
e, depois, assinale a alternativa correta.
I. Atividades que mobilizem a reflexão sobre os sons, ou seja, desenvolvimento da consciência
fonológica.
II. Introdução gradativa de atividades de reconhecimento de letras e escrita.
III. Realização de atividades metacognitivas que possibilitem a reflexão sobre o próprio processo de
aprendizagem da leitura.
IV. Intervenções em prol da eliminação de distratores que causam a falta de concentração em pessoas
com dislexia se mostram pouco eficientes com relação às dificuldades de aprendizagem.

a) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
b) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas as assertivas II e III estão corretas.
d) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
e) Apenas as assertivas I e III estão corretas.

I. Atividades que mobilizem a reflexão sobre os sons, ou seja, desenvolvimento da consciência fonológica.
II. Introdução gradativa de atividades de reconhecimento de letras e escrita.
III. Realização de atividades metacognitivas que possibilitem a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem da leitura.
IV. Intervenções em prol da eliminação de distratores que causam a falta de concentração em pessoas com dislexia se mostram pouco eficientes com relação às dificuldades de aprendizagem.
a) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
b) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas as assertivas II e III estão corretas.
d) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
e) Apenas as assertivas I e III estão corretas.

A PNA, publicada em 2019, apresenta pressupostos para o processo de alfabetização, incluindo
recomendações acerca do processo de escrita. Leia as seguintes assertivas e, depois, assinale a
alternativa correta.
I. Para a PNA, a produção escrita refere-se à habilidade de escrever textos, sendo a habilidade de
escrever palavras relativa à consciência fonêmica.
II. A produção escrita para as crianças mais novas, segundo a PNA, contribui para a consciência
fonêmica e a instrução fônica.
III. A produção escrita para as crianças mais velhas, segundo a PNA, contribui tanto para a consciência
fonêmica e a instrução fônica quanto para o entendimento acerca dos gêneros textuais.
IV. O processo de alfabetização, conforme preconiza a PNA, deve focalizar a consciência fonêmica, a
instrução fônica sistemática, a fluência em leitura oral, o desenvolvimento de vocabulário, a
compreensão de textos e a
produção escrita.
V. Conforme preconiza a PNA, crianças em processo de alfabetização não devem ser expostas às
atividades que mobilizam a consciência fonológica e a instrução fônica, já trabalhadas na Educação
Infantil.

a) Apenas as assertivas III e V estão corretas.
b) Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
c) Apenas as assertivas II e V estão corretas.
d) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
e) Todas as assertivas estão corretas.

I. Para a PNA, a produção escrita refere-se à habilidade de escrever textos, sendo a habilidade de escrever palavras relativa à consciência fonêmica.
II. A produção escrita para as crianças mais novas, segundo a PNA, contribui para a consciência fonêmica e a instrução fônica.
III. A produção escrita para as crianças mais velhas, segundo a PNA, contribui tanto para a consciência fonêmica e a instrução fônica quanto para o entendimento acerca dos gêneros textuais.
IV. O processo de alfabetização, conforme preconiza a PNA, deve focalizar a consciência fonêmica, a instrução fônica sistemática, a fluência em leitura oral, o desenvolvimento de vocabulário, a compreensão de textos e a produção escrita.
V. Conforme preconiza a PNA, crianças em processo de alfabetização não devem ser expostas às atividades que mobilizam a consciência fonológica e a instrução fônica, já trabalhadas na Educação Infantil.
a) Apenas as assertivas III e V estão corretas.
b) Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
c) Apenas as assertivas II e V estão corretas.
d) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
e) Todas as assertivas estão corretas.

Há, na história da alfabetização, dois grupos de métodos, denominados sintéticos e analíticos. Tanto
o primeiro quanto o segundo apresentaram potencialidades para os processos de ensino e
aprendizagem da leitura e da escrita, mas também limitações. A respeito das limitações, indique a
alternativa correta.

a) As propostas condizentes com os métodos analíticos apareceram no cenário da alfabetização com as cartilhas, buscando em especial possibilitar a exploração da percepção sonora das letras, com ênfase nas unidades menores da língua.
b) As propostas condizentes com os métodos analíticos enfatizavam a linearidade do ensino na alfabetização. Em primeiro lugar, ensinavam as letras, a começar pelas vogais, depois pelos sons. Na sequência, havia a combinação de letras para a formação de sílabas, e assim por diante.
c) As propostas condizentes com os métodos sintéticos enfatizavam a linearidade do ensino na alfabetização. Em primeiro lugar, ensinavam as letras, a começar pelas vogais, depois pelos sons. Na sequência, havia a combinação de letras para a formação de sílabas, e assim por diante.
d) As propostas condizentes com os métodos sintéticos apareceram no cenário da alfabetização com as cartilhas, buscando em especial possibilitar a exploração da percepção sonora das letras, com ênfase nas unidades menores da língua.
e) As propostas condizentes com os métodos sintéticos e analíticos não apresentaram limitações no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.

Assinale a alternativa correta sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/96:
I. A LDBEN estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
II. A LDBEN é uma lei federal que define as normas gerais da educação no Brasil.
III. A LDBEN determina que a educação básica é composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
IV. A LDBEN determinou que crianças que frequentavam a última etapa da educação infantil passassem a ser matriculadas no 1o ano do Ensino Fundamental.

a) I e IV.
b) II e IV.
c) I e II.
d) II, III e IV.
e) II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina