Buscar

Os arts. 6º e 7º do Código de Processo Penal (BRASIL, 1941) delimitam diversas diligências que podem ser realizadas pela autoridade policial e que ...

Os arts. 6º e 7º do Código de Processo Penal (BRASIL, 1941) delimitam diversas diligências que podem ser realizadas pela autoridade policial e que deverão ser adotadas com a finalidade de auxiliar na investigação criminal e elucidar a materialidade e a autoria do crime. Diante das possíveis diligências realizadas na fase de inquérito policial, analise o trecho a seguir. “O inquérito é um meio de afastar dúvidas e corrigir o prumo da investigação, evitando-se o indesejável erro judiciário. Se, desde o início, o Estado possuir elementos confiáveis para agir contra alguém na esfera criminal, torna-se mais raro haver equívocos na eleição do autor da infração penal. Por outro lado, além da segurança, fornece a oportunidade de colher provas que não podem esperar muito tempo, sob pena de perecimento ou deturpação irreversível (ex.: exame do cadáver ou do local do crime). Assim sendo, em nível ideal, somente se deveria admitir o uso das provas colhidas no inquérito policial para instruir a peça inicial acusatória, já que a razão de sua existência e a sua finalidade não condizem com outra conclusão. Não se poderia pensar em coletar provas sem a participação do investigado ou de seu defensor para depois utilizá-las livremente durante a instrução do processo criminal. Seria nítido contraste com o princípio constitucional da ampla defesa, infringindo ainda o contraditório. Pois bem. Por outro lado, se o inquérito colhe as provas perecíveis — como as periciais — não é possível que estas sejam desprezadas pelo juiz. Esse é o seu caráter conflituoso: pretende ser um instrumento de garantia contra acusações levianas, mas acaba funcionando contra o próprio investigado/réu, que não pôde contrariar a prova colhida pela polícia” (NUCCI, 2021, p. 185).Considerando os temas estudados sobre o inquérito policial, assinale a alternativa correta.


a. Para o despacho que indeferir o requerimento de abertura de inquérito caberá recurso de apelação ao tribunal superior competente.
b. Nos crimes de ação penal privada, a autoridade policial poderá proceder com a abertura do inquérito a partir do requerimento de qualquer pessoa que tiver conhecimento da existência da infração penal.
c. O inquérito policial é um procedimento pré-processual indispensável para que a denúncia ou a queixa-crime sejam oferecidas ao juízo competente.
d.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 01 5 de 5
3 pág.

Pratica Simulada Penal Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "O inquérito policial é um procedimento pré-processual indispensável para que a denúncia ou a queixa-crime sejam oferecidas ao juízo competente". O inquérito policial é um procedimento administrativo pré-processual que tem como objetivo reunir elementos de informação para a apuração de uma infração penal e a respectiva autoria. É um procedimento indispensável para a propositura da ação penal pública, mas não é obrigatório para a ação penal privada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais