Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Oficial - 20 de 20

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A soberania dos veredictos, prevista no artigo 5°, inciso XXXVIII, alínea c da Constituição Federal, autoriza que os jurados, nos crimes de competência do Tribunal do Júri, julguem o caso concreto com base em sua íntima convicção, afastando a decisão dos critérios técnicos-jurídicos (BRASIL, 1988). Assinale a alternativa correta sobre a impugnação das decisões do Tribunal do Júri.
a. Os jurados poderão decidir de forma contrária as provas apresentadas nos autos, de modo que o prejudicado pela decisão poderá interpor embargos de declaração pautados na contradição entre a decisão e a prova.
b. É cabível recurso de apelação em face de decisões do Tribunal do Júri baseadas em apenas uma prova que diverge do restante do lastro probatório.
c. A decisão dos jurados pode se ater a provas novas produzidas durante os debates no plenário do júri, não sendo recorrível a decisão, uma vez que esta é baseada em um critério de justiça pessoal.
d. É cabível recurso de apelação em face de decisões do Tribunal do Júri, tanto absolutórias quanto condenatórias, que inobserva em sua totalidade o lastro probatório colacionado aos autos.
e. As decisões do Tribunal do Júri são irrecorríveis quanto à matéria, sendo cabível a interposição do recurso de apelação apenas no que tange irregularidades formais, como as nulidades.

As normas do direito podem ser divididas entre materiais e processuais, sendo que cada qual, a seu modo, desempenha funções essenciais de materialização e aplicação do direito. O processo penal também tem os seus fins, seus atos específicos, organizados de um modo lógico para que cumpra seus objetivos gerais e específicos. Sobre o tema do processo penal e dos procedimentos, assinale a alternativa correta:
a. O procedimento é um instrumento por meio do qual a prestação jurisdicional é entregue.
b. Os processos, independentemente de seu rito, têm quatro fases distintas.
c. O processo é o instrumento pelo qual ocorre a prestação jurisprudencial.
d. O processo penal é o modo pelo qual os atos processuais são cumpridos.
e. O procedimento indica as partições de um processo para se atingir a sua finalidade.

O conhecimento sobre os prazos é imprescindível para a prática do processo penal, pois a sua não observação pode tornar os atos processuais intempestivos, além de interferir na análise de seu conteúdo e, consequentemente, nos desdobramentos do processo.
Sobre os prazos para o recurso em sentido estrito (Rese), assinale a alternativa correta.
a. O ofendido habilitado como assistente tem prazo de 15 dias para interposição do recurso; e de 5 dias para apresentação de razões.
b. É de 20 dias o prazo para apresentação de razões do Rese que impugna a decisão que inclui jurado na lista geral.
c. O prazo para o Ministério Público interpor Rese é de 15 dias.
d. O ofendido não habilitado como assistente tem prazo de 15 dias para interposição do Rese.
e. O prazo para interposição do Rese é de 2 dias, e o prazo para apresentação das razões é de 5 dias.

Os procedimentos do processo penal são variados e estão estabelecidos tanto no CPP, como em outras legislações federais, que tratam de situações jurídicas, crimes e procedimentos específicos. Porém, o CPP define que alguns procedimentos se aplicam a todos os demais. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
a. Em razão do princípio da inocência, a absolvição sumária não exige um juízo de certeza.
b. A absolvição sumária faz coisa julgada formal e material.
c. As causas de rejeição liminar da peça acusatória fazem coisa julgada material e formal.
d. Cabe recurso da decisão que recebe a denúncia ou queixa.
e. A inépcia da denúncia ou da queixa leva à absolvição sumária.

A tempestividade é requisito para a admissibilidade dos recursos. Analise as hipóteses a seguir sobre os prazos processuais.
Aponte a alternativa correta quanto aos prazos do agravo em execução para as hipóteses apresentadas.
I. Condenado que cumpre pena em regime fechado e teve o pedido de progressão do regime indeferido é assistido pela Defensoria Pública, pois quer recorrer da decisão.
II. Condenado que cumpre pena em regime fechado e teve o pedido de livramento condicional indeferido é assistido por advogado particular, pois quer recorrer da decisão.
a. No caso I, o prazo para interpor e para apresentar as razões do agravo em execução é de 10 (dez) dias.
b. O prazo para interpor agravo em execução é de 7 (sete) dias para o caso I e de 14 (quatorze) dias para o caso II.
c. O prazo para interpor agravo em execução é de 5 (dias) dias; para apresentar as razões, o prazo é de 2 (dois) dias em ambos os casos.
d. No caso I, o prazo para apresentar as razões do agravo em execução é de 5 (cinco) dias, ao passo que o prazo de interposição é de 2 (dois) dias.
e. O prazo para interpor Agravo em Execução é de 10 (dez) dias dias para o caso I e de 5 (cinco) dias no caso II.

Sejam por memoriais e de forma oral, as alegações finais constituem peça processual penal de defesa e de acusação de salutar importância, uma vez que é a última oportunidade de manifestação das partes antes que o juiz sentencie a questão criminal em apreço.
No que diz respeito à resposta à acusação, assinale a alternativa correta.
a. O prazo para apresentação das alegações finais por memoriais é de cinco dias, valendo-se da regra do artigo 10, do Código Penal.
b. Após a oitiva das testemunhas, são oferecidas as alegações finais orais; seguidamente, o juiz realiza o interrogatório e profere a sentença.
c. O CPP prevê a possibilidade de apresentação de alegações finais por memoriais no rito ordinário, sendo incabível para o rito do Tribunal do Júri.
d. Ao assistente do MP, depois da manifestação do Parquet, são outorgados 10 minutos, prorrogando-se por idêntico tempo a exposição da defesa.
e. Nas alegações finais orais, oferece-se a palavra à defesa e à acusação, respectivamente, pelo prazo de 20 minutos, prorrogáveis por mais 10.

O inquérito policial é um conjunto de diligências investigativas realizadas pela autoridade policial para obter elementos necessários para apontar a autoria e comprovar a materialidade do crime investigado, além de permitir que tanto o Ministério Público como o ofendido possam oferecer a sua denúncia ou queixa-crime.
Diante dos seus estudos sobre inquérito policial, analise o trecho a seguir: 'O inquérito policial é um procedimento preparatório da ação penal, de caráter administrativo, conduzido pela polícia judiciária e voltado à colheita preliminar de provas para apurar a prática de uma infração penal e sua autoria.' Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta sobre o inquérito policial.
a. A autoridade policial, ainda que convencida da inexistência do crime, não poderá mandar arquivar os autos do inquérito já instaurado.
b. A exigência de indícios de autoria e materialidade para o oferecimento de denúncia torna o inquérito policial um procedimento indispensável.
c. O despacho que indeferir o requerimento de abertura de inquérito policial é irrecorrível.
d. O inquérito policial é inquisitivo; logo, o defensor não poderá ter acesso aos elementos informativos que nele constem, a ainda que já documentados.
e. Após o arquivamento do inquérito, não é possível a sua reabertura, sendo necessária a instauração de um novo procedimento investigativo.

A resposta à acusação é o primeiro momento de abertura processual penal para que o acusado realize sua defesa. Logo, a legislação indica que, na resposta, o acusado poderá se utilizar de argumentos e preliminares, com o objetivo de alegar tudo o que interesse para a sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar provas pretendidas e arrolar testemunhas, conforme a disposição do art. 396-A do CPP.
Na resposta do réu, o defensor — advogado, defensor público ou dativo — deve fazer uma análise dos elementos probatórios colhidos no auto do inquérito policial para formular sua tese defensiva. Assinale a alternativa correta.
a. No procedimento sumaríssimo, a função da resposta à acusação será a de arrolar testemunhas, afastando-se a hipótese de requisitar absolvição sumária.
b. A defesa pode arrolar no máximo dez testemunhas, se a pena máxima cominada ao crime for igual ou superior a quatro anos.
c. No caso de delito cuja pena máxima for superior a dois anos, mas não atingir quatro, a defesa tem o direito de indicar oito testemunhas.
d. Para o delito cuja pena não supere dois anos, o procedimento será ordinário, de competência da justiça comum e com direito a cinco testemunhas.
e. Em se tratando de crime que tenha deixado vestígios, o laudo de exame de corpo de delito é fundamental à condição de procedibilidade.

As prisões preventiva e temporária são duas modalidades que estão, cada uma a seu modo, ligadas mais diretamente à instrumentalização do processo, a seu resultado útil, tanto na fase de investigação policial quanto na fase processual. Esses tipos de prisão exigem pressupostos e requisitos específicos.
Sobre eles, analise as afirmativas a seguir. É correto o que se afirma em:
I. A prisão preventiva é cabível quando o crime imputado não é de menor potencial ofensivo, considerado aqueles cuja pena privativa de liberdade máxima seja superior a dois anos.
II. A prova suficiente de autoria e materialidade de determinados crimes e a ausência de residência certa do indiciado são suficientes para ensejar a decretação de prisão temporária.
III. A prisão preventiva é cabível em relação a crimes dolosos e culposos, se preenchidos os demais pressupostos legais.
a. II e III.
b. I e III.
c. I, apenas.
d. II, apenas.
e. I e II.

Analise a situação a seguir: Em processo contra dois acusados por crime doloso contra a vida, o juiz, sumariante, pronunciou um deles e impronunciou o outro. O primeiro deles decidiu recorrer e o Ministério Público também, este requer a pronúncia do segundo acusado que foi impronunciado.
Quais foram os recursos utilizados pelo réu pronunciado e pelo Ministério Público, respectivamente?
a. Apelação e recurso em sentido estrito.
b. Recurso em sentido estrito nos dois casos.
c. Apelação nos dois casos.
d. Recurso em sentido estrito e apelação.
e. Os dois casos comportam apelação ou recurso em sentido estrito.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A soberania dos veredictos, prevista no artigo 5°, inciso XXXVIII, alínea c da Constituição Federal, autoriza que os jurados, nos crimes de competência do Tribunal do Júri, julguem o caso concreto com base em sua íntima convicção, afastando a decisão dos critérios técnicos-jurídicos (BRASIL, 1988). Assinale a alternativa correta sobre a impugnação das decisões do Tribunal do Júri.
a. Os jurados poderão decidir de forma contrária as provas apresentadas nos autos, de modo que o prejudicado pela decisão poderá interpor embargos de declaração pautados na contradição entre a decisão e a prova.
b. É cabível recurso de apelação em face de decisões do Tribunal do Júri baseadas em apenas uma prova que diverge do restante do lastro probatório.
c. A decisão dos jurados pode se ater a provas novas produzidas durante os debates no plenário do júri, não sendo recorrível a decisão, uma vez que esta é baseada em um critério de justiça pessoal.
d. É cabível recurso de apelação em face de decisões do Tribunal do Júri, tanto absolutórias quanto condenatórias, que inobserva em sua totalidade o lastro probatório colacionado aos autos.
e. As decisões do Tribunal do Júri são irrecorríveis quanto à matéria, sendo cabível a interposição do recurso de apelação apenas no que tange irregularidades formais, como as nulidades.

As normas do direito podem ser divididas entre materiais e processuais, sendo que cada qual, a seu modo, desempenha funções essenciais de materialização e aplicação do direito. O processo penal também tem os seus fins, seus atos específicos, organizados de um modo lógico para que cumpra seus objetivos gerais e específicos. Sobre o tema do processo penal e dos procedimentos, assinale a alternativa correta:
a. O procedimento é um instrumento por meio do qual a prestação jurisdicional é entregue.
b. Os processos, independentemente de seu rito, têm quatro fases distintas.
c. O processo é o instrumento pelo qual ocorre a prestação jurisprudencial.
d. O processo penal é o modo pelo qual os atos processuais são cumpridos.
e. O procedimento indica as partições de um processo para se atingir a sua finalidade.

O conhecimento sobre os prazos é imprescindível para a prática do processo penal, pois a sua não observação pode tornar os atos processuais intempestivos, além de interferir na análise de seu conteúdo e, consequentemente, nos desdobramentos do processo.
Sobre os prazos para o recurso em sentido estrito (Rese), assinale a alternativa correta.
a. O ofendido habilitado como assistente tem prazo de 15 dias para interposição do recurso; e de 5 dias para apresentação de razões.
b. É de 20 dias o prazo para apresentação de razões do Rese que impugna a decisão que inclui jurado na lista geral.
c. O prazo para o Ministério Público interpor Rese é de 15 dias.
d. O ofendido não habilitado como assistente tem prazo de 15 dias para interposição do Rese.
e. O prazo para interposição do Rese é de 2 dias, e o prazo para apresentação das razões é de 5 dias.

Os procedimentos do processo penal são variados e estão estabelecidos tanto no CPP, como em outras legislações federais, que tratam de situações jurídicas, crimes e procedimentos específicos. Porém, o CPP define que alguns procedimentos se aplicam a todos os demais. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
a. Em razão do princípio da inocência, a absolvição sumária não exige um juízo de certeza.
b. A absolvição sumária faz coisa julgada formal e material.
c. As causas de rejeição liminar da peça acusatória fazem coisa julgada material e formal.
d. Cabe recurso da decisão que recebe a denúncia ou queixa.
e. A inépcia da denúncia ou da queixa leva à absolvição sumária.

A tempestividade é requisito para a admissibilidade dos recursos. Analise as hipóteses a seguir sobre os prazos processuais.
Aponte a alternativa correta quanto aos prazos do agravo em execução para as hipóteses apresentadas.
I. Condenado que cumpre pena em regime fechado e teve o pedido de progressão do regime indeferido é assistido pela Defensoria Pública, pois quer recorrer da decisão.
II. Condenado que cumpre pena em regime fechado e teve o pedido de livramento condicional indeferido é assistido por advogado particular, pois quer recorrer da decisão.
a. No caso I, o prazo para interpor e para apresentar as razões do agravo em execução é de 10 (dez) dias.
b. O prazo para interpor agravo em execução é de 7 (sete) dias para o caso I e de 14 (quatorze) dias para o caso II.
c. O prazo para interpor agravo em execução é de 5 (dias) dias; para apresentar as razões, o prazo é de 2 (dois) dias em ambos os casos.
d. No caso I, o prazo para apresentar as razões do agravo em execução é de 5 (cinco) dias, ao passo que o prazo de interposição é de 2 (dois) dias.
e. O prazo para interpor Agravo em Execução é de 10 (dez) dias dias para o caso I e de 5 (cinco) dias no caso II.

Sejam por memoriais e de forma oral, as alegações finais constituem peça processual penal de defesa e de acusação de salutar importância, uma vez que é a última oportunidade de manifestação das partes antes que o juiz sentencie a questão criminal em apreço.
No que diz respeito à resposta à acusação, assinale a alternativa correta.
a. O prazo para apresentação das alegações finais por memoriais é de cinco dias, valendo-se da regra do artigo 10, do Código Penal.
b. Após a oitiva das testemunhas, são oferecidas as alegações finais orais; seguidamente, o juiz realiza o interrogatório e profere a sentença.
c. O CPP prevê a possibilidade de apresentação de alegações finais por memoriais no rito ordinário, sendo incabível para o rito do Tribunal do Júri.
d. Ao assistente do MP, depois da manifestação do Parquet, são outorgados 10 minutos, prorrogando-se por idêntico tempo a exposição da defesa.
e. Nas alegações finais orais, oferece-se a palavra à defesa e à acusação, respectivamente, pelo prazo de 20 minutos, prorrogáveis por mais 10.

O inquérito policial é um conjunto de diligências investigativas realizadas pela autoridade policial para obter elementos necessários para apontar a autoria e comprovar a materialidade do crime investigado, além de permitir que tanto o Ministério Público como o ofendido possam oferecer a sua denúncia ou queixa-crime.
Diante dos seus estudos sobre inquérito policial, analise o trecho a seguir: 'O inquérito policial é um procedimento preparatório da ação penal, de caráter administrativo, conduzido pela polícia judiciária e voltado à colheita preliminar de provas para apurar a prática de uma infração penal e sua autoria.' Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta sobre o inquérito policial.
a. A autoridade policial, ainda que convencida da inexistência do crime, não poderá mandar arquivar os autos do inquérito já instaurado.
b. A exigência de indícios de autoria e materialidade para o oferecimento de denúncia torna o inquérito policial um procedimento indispensável.
c. O despacho que indeferir o requerimento de abertura de inquérito policial é irrecorrível.
d. O inquérito policial é inquisitivo; logo, o defensor não poderá ter acesso aos elementos informativos que nele constem, a ainda que já documentados.
e. Após o arquivamento do inquérito, não é possível a sua reabertura, sendo necessária a instauração de um novo procedimento investigativo.

A resposta à acusação é o primeiro momento de abertura processual penal para que o acusado realize sua defesa. Logo, a legislação indica que, na resposta, o acusado poderá se utilizar de argumentos e preliminares, com o objetivo de alegar tudo o que interesse para a sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar provas pretendidas e arrolar testemunhas, conforme a disposição do art. 396-A do CPP.
Na resposta do réu, o defensor — advogado, defensor público ou dativo — deve fazer uma análise dos elementos probatórios colhidos no auto do inquérito policial para formular sua tese defensiva. Assinale a alternativa correta.
a. No procedimento sumaríssimo, a função da resposta à acusação será a de arrolar testemunhas, afastando-se a hipótese de requisitar absolvição sumária.
b. A defesa pode arrolar no máximo dez testemunhas, se a pena máxima cominada ao crime for igual ou superior a quatro anos.
c. No caso de delito cuja pena máxima for superior a dois anos, mas não atingir quatro, a defesa tem o direito de indicar oito testemunhas.
d. Para o delito cuja pena não supere dois anos, o procedimento será ordinário, de competência da justiça comum e com direito a cinco testemunhas.
e. Em se tratando de crime que tenha deixado vestígios, o laudo de exame de corpo de delito é fundamental à condição de procedibilidade.

As prisões preventiva e temporária são duas modalidades que estão, cada uma a seu modo, ligadas mais diretamente à instrumentalização do processo, a seu resultado útil, tanto na fase de investigação policial quanto na fase processual. Esses tipos de prisão exigem pressupostos e requisitos específicos.
Sobre eles, analise as afirmativas a seguir. É correto o que se afirma em:
I. A prisão preventiva é cabível quando o crime imputado não é de menor potencial ofensivo, considerado aqueles cuja pena privativa de liberdade máxima seja superior a dois anos.
II. A prova suficiente de autoria e materialidade de determinados crimes e a ausência de residência certa do indiciado são suficientes para ensejar a decretação de prisão temporária.
III. A prisão preventiva é cabível em relação a crimes dolosos e culposos, se preenchidos os demais pressupostos legais.
a. II e III.
b. I e III.
c. I, apenas.
d. II, apenas.
e. I e II.

Analise a situação a seguir: Em processo contra dois acusados por crime doloso contra a vida, o juiz, sumariante, pronunciou um deles e impronunciou o outro. O primeiro deles decidiu recorrer e o Ministério Público também, este requer a pronúncia do segundo acusado que foi impronunciado.
Quais foram os recursos utilizados pelo réu pronunciado e pelo Ministério Público, respectivamente?
a. Apelação e recurso em sentido estrito.
b. Recurso em sentido estrito nos dois casos.
c. Apelação nos dois casos.
d. Recurso em sentido estrito e apelação.
e. Os dois casos comportam apelação ou recurso em sentido estrito.

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Questão 2
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Questão 3
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Iniciado em sábado, 2 dez 2023, 17:43
Estado Finalizada
Concluída em sábado, 2 dez 2023, 17:47
Tempo
empregado
4 minutos 28 segundos
Avaliar 20,00 de um máximo de 20,00(100%)
A soberania dos veredictos, prevista no artigo 5°, inciso XXXVIII, alínea c da Constituição Federal, autoriza que os jurados, nos crimes
de competência do Tribunal do Júri, julguem o caso concreto com base em sua íntima convicção, afastando a decisão dos critérios
técnicos-jurídicos (BRASIL, 1988).Assinale a alternativa correta sobre a impugnação das decisões do Tribunal do Júri.
Escolha uma opção:
a. Os jurados poderão decidir de forma contrária as provas apresentadas nos autos, de modo que o prejudicado pela decisão
poderá interpor embargos de declaração pautados na contradição entre a decisão e a prova.
b. É cabível recurso de apelação em face de decisões do Tribunal do Júri baseadas em apenas uma prova que diverge do
restante do lastro probatório.
c. A decisão dos jurados pode se ater a provas novas produzidas durante os debates no plenário do júri, não sendo recorrível a
decisão, uma vez que esta é baseada em um critério de justiça pessoal.
d. É cabível recurso de apelação em face de decisões do Tribunal do Júri, tanto absolutórias quanto condenatórias, que
inobserva em sua totalidade o lastro probatório colacionado aos autos. 
e. As decisões do Tribunal do Júri são irrecorríveis quanto à matéria, sendo cabível a interposição do recurso de apelação
apenas no que tange irregularidades formais, como as nulidades.
As normas do direito podem ser divididas entre materiais e processuais, sendo que cada qual, a seu modo, desempenha funções
essenciais de materialização e aplicação do direito. O processo penal também tem os seus fins, seus atos específicos, organizados de
um modo lógico para que cumpra seus objetivos gerais e específicos.Sobre o tema do processo penal e dos procedimentos, assinale
a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. O procedimento é um instrumento por meio do qual a prestação jurisdicional é entregue.
b. Os processos, independentemente de seu rito, têm quatro fases distintas.
c. O processo é o instrumento pelo qual ocorre a prestação jurisprudencial. 
d. O processo penal é o modo pelo qual os atos processuais são cumpridos.
e. O procedimento indica as partições de um processo para se atingir a sua finalidade.
O conhecimento sobre os prazos é imprescindível para a prática do processo penal, pois a sua não observação pode tornar os atos
processuais intempestivos, além de interferir na análise de seu conteúdo e, consequentemente, nos desdobramentos do
processo.Sobre os prazos para o recurso em sentido estrito (Rese), assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. O ofendido habilitado como assistente tem prazo de 15 dias para interposição do recurso; e de 5 dias para apresentação de
razões.
b. É de 20 dias o prazo para apresentação de razões do Rese que impugna a decisão que inclui jurado na lista geral.
c. O prazo para o Ministério Público interpor Rese é de 15 dias.
d. O ofendido não habilitado como assistente tem prazo de 15 dias para interposição do Rese. 
e. O prazo para interposição do Rese é de 2 dias, e o prazo para apresentação das razões é de 5 dias.
Questão 4
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Questão 5
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Questão 6
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Os procedimentos do processo penal são variados e estão estabelecidos tanto no CPP, como em outras legislações federais, que
tratam de situações jurídicas, crimes e procedimentos específicos. Porém, o CPP define que alguns procedimentos se aplicam a todos
os demais.Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Em razão do princípio da inocência, a absolvição sumária não exige um juízo de certeza.
b. A absolvição sumária faz coisa julgada formal e material. 
c. As causas de rejeição liminar da peça acusatória fazem coisa julgada material e formal.
d. Cabe recurso da decisão que recebe a denúncia ou queixa.
e. A inépcia da denúncia ou da queixa leva à absolvição sumária.
A tempestividade é requisito para a admissibilidade dos recursos. Analise as hipóteses a seguir sobre os prazos processuais.I.
Condenado que cumpre pena em regime fechado e teve o pedido de progressão do regime indeferido é assistido pela Defensoria
Pública, pois quer recorrer da decisão.II. Condenado que cumpre pena em regime fechado e teve o pedido de livramento condicional
indeferido é assistido por advogado particular, pois quer recorrer da decisão.Aponte a alternativa correta quanto aos prazos do
agravo em execução para as hipóteses apresentadas.
Escolha uma opção:
a. No caso I, o prazo para interpor e para apresentar as razões do agravo em execução é de 10 (dez) dias.
b. O prazo para interpor agravo em execução é de 7 (sete) dias para o caso I e de 14 (quatorze) dias para o caso II.
c. O prazo para interpor agravo em execução é de 5 (dias) dias; para apresentar as razões, o prazo é de 2 (dois) dias em ambos
os casos.
d. No caso I, o prazo para apresentar as razões do agravo em execução é de 5 (cinco) dias, ao passo que o prazo de
interposição é de 2 (dois) dias.
e. O prazo para interpor Agravo em Execução é de 10 (dez) dias dias para o caso I e de 5 (cinco) dias no caso II. 
Sejam por memoriais e de forma oral, as alegações finais constituem peça processual penal de defesa e de acusação de salutar
importância, uma vez que é a última oportunidade de manifestação das partes antes que o juiz sentencie a questão criminal em
apreço. No que diz respeito à resposta à acusação, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Após a oitiva das testemunhas, são oferecidas as alegações finais orais; seguidamente, o juiz realiza o interrogatório e
profere a sentença.
b. O CPP prevê a possibilidade de apresentação de alegações finais por memoriais no rito ordinário, sendo incabível para o rito
do Tribunal do Júri.
c. Nas alegações finais orais, oferece-se a palavra à defesa e à acusação, respectivamente, pelo prazo de 20 minutos,
prorrogáveis por mais 10.
d. O prazo para apresentação das alegações finais por memoriais é de cinco dias, valendo-se da regra do artigo 10, do Código
Penal.
e. Ao assistente do MP, depois da manifestação do Parquet, são outorgados 10 minutos, prorrogando-se por idêntico tempo a
exposição da defesa. 
Questão 7
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Questão 8
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Questão 9
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
O inquérito policial é um conjunto de diligências investigativas realizadas pela autoridade policial para obter elementos necessários
para apontar a autoria e comprovar a materialidade do crime investigado, além de permitir que tanto o Ministério Público como o
ofendido possam oferecer a sua denúncia ou queixa-crime. Diante dos seus estudos sobre inquérito policial, analise o trecho a seguir: 
“O inquérito policial é um procedimento preparatório da ação penal, de caráter administrativo, conduzido pela polícia judiciária e
voltado à colheita preliminar de provas para apurar a prática de uma infração penal e sua autoria. Nessa ótica, confira-se o disposto
pelo art. 2.º, § 1.º, da Lei 12.830/2013, cuidando da finalidade do inquérito: 'a apuração das circunstâncias, da materialidade e da
autoria das infrações penais'. Como ensina Tornaghi, ‘o vocábulo polícia, do grego polis, cidade, significava antigamente o
ordenamento político do Estado’. Seu objetivo precípuo é servir de lastro à formação da convicção do representante do Ministério
Público (opinio delicti), mas também colher provas urgentes, que podem desaparecer, após o cometimento do crime. Não se pode
olvidar, ainda, servir o inquérito à composição das indispensáveis provas pré-constituídas que servem de base à vítima, em
determinados casos, para a propositura da ação penal privada. Tornaghi fornece conceito ampliativo do inquérito policial, dizendo
que ‘oprocesso, como procedimento, inclui também o inquérito. Não há erro, como por vezes se afirma, em chamar processo ao
inquérito. Deve subtender-se que a palavra não está usada para significar relação processual, a qual, em regra, se inicia pela
acusação’” (NUCCI, 2021, p. 184).Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta sobre o inquérito policial.
Escolha uma opção:
a. A autoridade policial, ainda que convencida da inexistência do crime, não poderá mandar arquivar os autos do inquérito já
instaurado. 
b. A exigência de indícios de autoria e materialidade para o oferecimento de denúncia torna o inquérito policial um
procedimento indispensável.
c. O despacho que indeferir o requerimento de abertura de inquérito policial é irrecorrível.
d. O inquérito policial é inquisitivo; logo, o defensor não poderá ter acesso aos elementos informativos que nele constem,
ainda que já documentados.
e. Após o arquivamento do inquérito, não é possível a sua reabertura, sendo necessária a instauração de um novo
procedimento investigativo.
A resposta à acusação é o primeiro momento de abertura processual penal para que o acusado realize sua defesa. Logo, a legislação
indica que, na resposta, o acusado poderá se utilizar de argumentos e preliminares, com o objetivo de alegar tudo o que interesse
para a sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar provas pretendidas e arrolar testemunhas, conforme a disposição
do art. 396-A do CPP. Na resposta do réu, o defensor — advogado, defensor público ou dativo — deve fazer uma análise dos
elementos probatórios colhidos no auto do inquérito policial para formular sua tese defensiva.Assinale a alternativa correta. 
Escolha uma opção:
a. No procedimento sumaríssimo, a função da resposta à acusação será a de arrolar testemunhas, afastando-se a hipótese de
requisitar absolvição sumária.
b. A defesa pode arrolar no máximo dez testemunhas, se a pena máxima cominada ao crime for igual ou superior a quatro
anos.
c. No caso de delito cuja pena máxima for superior a dois anos, mas não atingir quatro, a defesa tem o direito de indicar oito
testemunhas.
d. Para o delito cuja pena não supere dois anos, o procedimento será ordinário, de competência da justiça comum e com
direito a cinco testemunhas.
e. Em se tratando de crime que tenha deixado vestígios, o laudo de exame de corpo de delito é fundamental à condição de
procedibilidade. 
As prisões preventiva e temporária são duas modalidades que estão, cada uma a seu modo, ligadas mais diretamente à
instrumentalização do processo, a seu resultado útil, tanto na fase de investigação policial quanto na fase processual. Esses tipos de
prisão exigem pressupostos e requisitos específicos. Sobre eles, analise as afirmativas a seguir.I. A prisão preventiva é cabível quando
o crime imputado não é de menor potencial ofensivo, considerado aqueles cuja pena privativa de liberdade máxima seja superior a
dois anos.II. A prova suficiente de autoria e materialidade de determinados crimes e a ausência de residência certa do indiciado são
suficientes para ensejar a decretação de prisão temporária.III. A prisão preventiva é cabível em relação a crimes dolosos e culposos, se
preenchidos os demais pressupostos legais.É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. II e III.
b. I e III.
c. I, apenas.
d. II, apenas. 
e. I e II.
Questão 10
Correto
Atingiu 2,00 de
2,00
Analise a situação a seguir:Em processo contra dois acusados por crime doloso contra a vida, o juiz, sumariante, pronunciou um deles
e impronunciou o outro. O primeiro deles decidiu recorrer e o Ministério Público também, este requer a pronúncia do segundo
acusado que foi impronunciado.Quais foram os recursos utilizados pelo réu pronunciado e pelo Ministério Público, respectivamente?
Escolha uma opção:
a. Apelação e recurso em sentido estrito.
b. Recurso em sentido estrito nos dois casos.
c. Apelação nos dois casos.
d. Recurso em sentido estrito e apelação.Recurso em sentido estrito e apelação 
e. Os dois casos comportam apelação ou recurso em sentido estrito.
◄ Atividade 12 Seguir para...
https://virtual.doctum.edu.br/mod/quiz/view.php?id=729343&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina