Buscar

No processo penal, a apelação é o recurso interposto diante de uma decisão terminativa ou com força de terminativa, proferida pelo juízo de primeir...

No processo penal, a apelação é o recurso interposto diante de uma decisão terminativa ou com força de terminativa, proferida pelo juízo de primeiro grau, que ainda não transitou em julgado. É interposta, então, para os casos de sentença condenatória não transitada em julgado, como o que segue: Caio cobrou uma dívida financeira de Mévio. Na oportunidade, Mévio o informou que iria ao banco sacar o montante. Caio, por não acreditar nas palavras de Mévio, desferiu-lhe golpes com um canivete que portava, o que ocasionou a Mévio a incapacidade para as suas ocupações habituais por 40 dias. Por esses fatos, Caio foi condenado a pena de 3 (três) anos pelo crime de lesão corporal, com regime inicial de cumprimento de pena semiaberto. Na ocasião, tanto a defesa quanto a acusação recorreram, uma vez que o Ministério Público objetivou majorar a sanção, enquanto o defensor dativo de Caio pretendeu a diminuição da pena, com a adequação do regime inicial de cumprimento de pena; e, subsidiariamente, caso a sanção fosse mantida, que o cumprimento da pena se desse no regime inicial aberto. Os autos foram entregues ao administrativo do parquete no dia 27 de maio de 2021, quinta-feira. Caio e o seu defensor, por sua vez, foram intimados da decisão em 24 de maio de 2021, segunda-feira. Sobre o tema, marque a alternativa correta.


a. O prazo final para o defensor dativo de Caio será 31 de maio de 2021, enquanto o prazo fatal para o Ministério Público recorrer será 1 de junho de 2021.
b. O defensor dativo de Caio interporá o recurso de apelação no prazo de 10 dias a partir de sua intimação, enquanto o Ministério Público terá prazo de 5 dias, computados a partir do recebimento dos autos pelo seu administrativo.
c. Nesse caso, estando Caio assistido por defensor dativo, tanto a Defensoria Pública quanto o Ministério Público terão prazo em dobro para a interposição da apelação.
d. Ao Ministério Público não caberá a interposição de recurso de apelação, uma vez que Caio foi condenado.
e. Caio, insatisfeito com o trabalho da Defensoria Pública, deve indicar um patrono particular; este deverá interpor o recurso de apelação nos mesmos pressupostos objetivos da Defensoria Pública.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 09 6 de 10
2 pág.

Pratica Simulada Penal Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b". O defensor dativo de Caio terá o prazo de 10 dias para interpor o recurso de apelação a partir da sua intimação, enquanto o Ministério Público terá o prazo de 5 dias, contados a partir do recebimento dos autos pelo seu administrativo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais