Buscar

No período de transição do sistema feudal para o capitalismo, os feudos passaram por uma transformação, e alguns agentes se assentaram próximo a ca...

No período de transição do sistema feudal para o capitalismo, os feudos passaram por uma transformação, e alguns agentes se assentaram próximo a castelos ou antigas cidades. Eles eram conhecidos como “burgos de fora” e burgueses, e tinham como característica:


A. a ascendência monárquica, consolidando as estruturas feudais como atividades agrícolas de subsistência e a impulsionando à suserania.
B. a origem militar, criando uma infraestrutura estatal que resultou em intenso êxodo rural e diminuição da população.
C. virem de populações urbanas que antes estavam isoladas por muralhas e que atacaram os feudos para firmar relações econômicas em um ambiente feudal.
D. serem mercadores itinerantes e locais, artesãos ou servos que fugiram ou foram expulsos dos feudos, integrando-se no fluxo local e realizando comércio. O crescimento demográfico das cidades demandou produtos de mercados distantes. Assim, mercadores itinerantes, mercadores locais, artesãos do setor têxtil e metalurgia e servos que fugiam ou eram expulsos fixavam-se próximo aos feudos. Essas localidades começaram a se desenvolver, concentrando trabalhadores livres e comerciantes, com a presença de feiras permanentes, incentivando o nascimento de cidades, a decadência das estruturas feudais e o aumento da população, ainda sem industrialização e bancos.
E. serem comerciantes que favoreceram, por seus investimentos, a criação da máquina a vapor e o desenvolvimento de atividades bancárias nos feudos.

Essa pergunta também está no material:

07-II-Transição do feudalismo para o capitalismo
5 pág.

Geografia Escola PaulistaEscola Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: serem mercadores itinerantes e locais, artesãos ou servos que fugiram ou foram expulsos dos feudos, integrando-se no fluxo local e realizando comércio. O crescimento demográfico das cidades demandou produtos de mercados distantes. Assim, mercadores itinerantes, mercadores locais, artesãos do setor têxtil e metalurgia e servos que fugiam ou eram expulsos fixavam-se próximo aos feudos. Essas localidades começaram a se desenvolver, concentrando trabalhadores livres e comerciantes, com a presença de feiras permanentes, incentivando o nascimento de cidades, a decadência das estruturas feudais e o aumento da população, ainda sem industrialização e bancos.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina