Buscar

A programação linear é um instrumento que permite analisar uma propriedade agrícola, mas do ponto de vista matemático, não tendo nenhum conteúdo ec...

A programação linear é um instrumento que permite analisar uma propriedade agrícola, mas do ponto de vista matemático, não tendo nenhum conteúdo econômico em si mesma. O conceito mais importante depreendido da PL é o de valor dual, ou preço sombra, que indica o custo de oportunidade da utilização de uma unidade adicional dos fatores mais restritivos. O valor dual é interpretado como o custo marginal, existindo uma significação econômica ligada ao dual. Se, dentro de uma solução ótima, o fator restritivo não é saturado, o custo marginal da variável dual correspondente será zero. Economicamente, isso significa que, se um dos recursos não é utilizado, a sua plena capacidade de maneira ótima, seu custo contábil ótimo é nulo.

 

DOSSA, Derli. Programação linear na gestão da propriedade rural: um enfoque alternativo. Revista Teoria e Evidência Econômica, Passo Fundo, v. 2, n. 4, 1994.

 

Diante disso, leia a situação a seguir.

 

Fábio é formado em administração e trabalha em uma empresa que fornece serviços terceirizados para auxiliar o setor financeiro de outros estabelecimentos contratantes. Fábio é responsável pela formulação de modelos de programação linear e deve explicar seu objetivo para o contratante.

 

Em relação à formulação de modelos de programação linear, no contexto da situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. Fábio pode mencionar que a formulação de modelos de programação linear é um método que permite a inserção de variáveis, como todos os custos necessários para a produção, e com isso é possível atingir um valor de lucro máximo.

 

PORQUE

 

II. A programação linear fundamenta-se em buscar uma solução ótima para minimizar custos ou maximizar lucros por meio do estabelecimento de restrições que adequam o modelo matemático ao cenário real da empresa.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

B) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

D) 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) 

As asserções I e II são proposições falsas.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. A asserção I é verdadeira, pois a programação linear permite a inserção de variáveis, como todos os custos necessários para a produção, e com isso é possível atingir um valor de lucro máximo. A asserção II também é verdadeira, pois a programação linear busca uma solução ótima para minimizar custos ou maximizar lucros por meio do estabelecimento de restrições que adequam o modelo matemático ao cenário real da empresa. No entanto, a asserção II não é uma justificativa da I, pois a programação linear não tem como objetivo apenas maximizar lucros, mas também minimizar custos e otimizar recursos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina