Buscar

A abertura comercial da década de 1990 resultou da globalização da economia, que internacionalizou o capital e trouxe novas formas de produção e co...

A abertura comercial da década de 1990 resultou da globalização da economia, que internacionalizou o capital e trouxe novas formas de produção e competição no mercado internacional. Esse processo formou blocos econômicos regionais no período, como o Mercosul e a União Europeia. O Brasil ganhou importância política regional, e o comércio com os vizinhos gerou saldos importantes para a balança comercial. Recentemente, tem-se questionado a viabilidade de o Brasil permanecer no bloco, já que estaria tendo prejuízos, e o bloco atrapalharia as negociações do Brasil com outros países. Nesse contexto, escolha a resposta correta.

Desde a Era Vargas, há o interesse na integração regional, mas apenas durante o regime militar se intensificaram as negociações, inicialmente entre Brasil e Argentina, com um acordo bilateral entre os dois.
Os dados do antigo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (hoje Secretaria do Ministério da Economia) mostram que, no somatório total do período, o saldo é positivo com os outros três países do bloco.
Mesmo com a abertura e o Mercosul, o governo não abandonou a agronegócio, que contou sempre com linhas de crédito como Moderfrota, Moderinfra e Pronaf.
A viabilidade do Mercosul não impede que o Brasil estabeleça acordos bilaterais fora do bloco, como já ocorre com Portugal e recentemente com os EUA.
Com a abertura comercial, o agronegócio passou a ser totalmente dependente.
A. O bloco tem trazido prejuízos ao Brasil em termos de comércio, e a permanência no bloco não é justificável, pois não traz benefícios ao país.
B. O Brasil sempre teve interesse na integração com os vizinhos, por enxergar benefícios frente a outros blocos.
C. Com a abertura comercial, os governos abandonaram totalmente os setores de agronegócio.
D. O Brasil precisa focar única e exclusivamente o Mercosul como forma de acessar os mercados da União Europeia.
E. Com a abertura comercial, o agronegócio passou a ser totalmente dependente.

Essa pergunta também está no material:

18-Globalização e formação dos blocos econômicos
10 pág.

Geografia Escola PaulistaEscola Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "O Brasil sempre teve interesse na integração com os vizinhos, por enxergar benefícios frente a outros blocos." Desde a Era Vargas, o Brasil tem interesse na integração regional, e durante o regime militar, as negociações se intensificaram, inicialmente entre Brasil e Argentina, com um acordo bilateral entre os dois. Além disso, o comércio com os vizinhos gerou saldos importantes para a balança comercial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais