Buscar

A ética enquanto ciência da moral tem sua origem na Grécia com o nascimento da própria Filosofia. A ética é teórica e questionadora, mas torna-se m...

A ética enquanto ciência da moral tem sua origem na Grécia com o nascimento da própria Filosofia. A ética é teórica e questionadora, mas torna-se moralizante quando tem o intuito de impor normativas. A ideia de bem é algo partilhado dentro do corpo social. O cultivo da virtude na ação, condicionada pela razão e do conhecimento do que é o bem, em busca da felicidade de toda a pólis, é a essência da conduta do que Chauí nomeia de sujeito ético-moral.

Considerando a questão apresentada, avalie as seguintes asserções e as relações propostas por elas.



I - O sujeito ético torna-se um ser moral e contribui de forma efetiva na construção da cidade justa quando estipula como meta a ação virtuosa em detrimento do benefício do seu grupo de convivência.



II - A problemática da cidadania é construída a partir de grupos que decidem por agir de forma ética em função de alcançar o todo social, haja vista a ideia de pólis para o grego não alcançar a vivência harmoniosa de toda cidade.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Escolha uma opção:

A.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

B.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

C.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

D.

As asserções I e II são proposições falsas.

E. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.

Respostas

5 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I. A primeira asserção está correta, pois o sujeito ético-moral busca a ação virtuosa em busca da felicidade de toda a pólis, ou seja, ele age em prol do bem comum e não apenas em benefício próprio ou de seu grupo de convivência. A segunda asserção também está correta, pois a ideia de pólis para os gregos não se restringia apenas à cidade em si, mas sim a toda a comunidade que a compunha. Assim, a problemática da cidadania é construída a partir de grupos que decidem agir de forma ética em função de alcançar o bem comum. Além disso, a segunda asserção é uma justificativa da primeira, pois a busca pela ação virtuosa em prol do bem comum é uma forma de contribuir para a construção de uma cidade justa, o que está relacionado à problemática da cidadania.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina