Buscar

Um gestor público responsável pela Segurança Pública de um município, percebendo a necessidade urgente de adquirir novos coletes à prova de balas p...

Um gestor público responsável pela Segurança Pública de um município, percebendo a necessidade urgente de adquirir novos coletes à prova de balas para a guarda municipal, optou por comprar os coletes sem passar pelo processo de licitação, alegando extrema urgência. Posteriormente, descobriu-se que os coletes adquiridos eram de uma empresa de propriedade de um parente do gestor. O gestor defendeu sua decisão alegando que agiu pelo bem da guarda municipal e, consequentemente, pela segurança da população, pois, na sua visão, qualquer atraso na aquisição dos coletes colocaria em risco a vida dos agentes de segurança.

 

Diante desse contexto e com base nos princípios da administração pública apresentados, qual princípio foi violado pelo gestor?

  • O princípio da legalidade, pois ele estabelece que a administração pública pode fazer somente o que é permitido por lei, sendo o administrador público restrito àquilo que a norma determina.
  • O princípio da moralidade, que estabelece que o administrador não só deve observar na sua atuação os preceitos legais, como também padrões éticos de conduta, prezando pela honestidade, lealdade e boa-fé.
  • O princípio da impessoalidade, que determina que os atos da administração não devem ser realizados levando em consideração interesses pessoais ou de terceiros, mas sim o interesse público.
  • O princípio da eficiência, pois ele preconiza que a administração deve atuar de modo a produzir os melhores resultados com os recursos disponíveis, garantindo uma gestão efetiva que atenda aos interesses da coletividade.
  • O princípio da publicidade, pois ele determina que os atos administrativos devem ser divulgados de maneira ampla, assegurando que o público esteja ciente das ações do governo, garantindo transparência.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O princípio violado pelo gestor público foi o princípio da impessoalidade, que determina que os atos da administração não devem ser realizados levando em consideração interesses pessoais ou de terceiros, mas sim o interesse público. Ao adquirir os coletes de uma empresa de propriedade de um parente, o gestor agiu em benefício próprio e não em benefício da coletividade.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais