Buscar

Simulado Final EAD - Tecnologia em Construção de Edifícios - 6º PERÍODO - Esta atividade se encerra em: 09/12/2023 23:59 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12...

Simulado Final EAD - Tecnologia em Construção de Edifícios - 6º PERÍODO - Esta atividade se encerra em: 09/12/2023 23:59

  • 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Organização do Trabalho na Construção Civil

Questão 10)


Entre os regimes passíveis de serem adotados, há o da empreitada por preço global, que é “quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total”, e a empreitada por preço unitário, que é “quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas” (art. 6º, VIII, “a” e “b”, da Lei nº 8.666/93). A empreitada por preço global deve ser adotada quando for possível definir previamente no projeto, com boa margem de precisão, as quantidades dos serviços a serem executados; enquanto que a empreitada por preço unitário deve ser preferida para objetos que, por sua natureza, não permitam a precisa indicação dos quantitativos orçamentários.

 


 

Diante do exposto, considere a situação a seguir.

 

Uma prefeitura está elaborando um edital de licitação para a construção de duas escolas. Visto que é possível haver diferentes tipos de contratos para a execução, está avaliando, entre empreitada por preço global e empreitada por preço unitário, a que apresenta melhor vantagem.

 

Sobre as vantagens e desvantagens que esses dois tipos de contrato podem apresentar, avalie as afirmações a seguir.

 

I. A empreitada por preços unitários possui como desvantagem, frente à empreitada por preço global, o elevado custo por conta de impostos diretos, o que pode tornar a execução das escolas mais elevada ao município.

 

II. A empreitada por preço unitário apresenta como vantagem, frente à empreitada por preço global, a flexibilidade no projeto e ritmo de obra, visto que a construtora cobra uma menor taxa de administração do empreendimento. 

 

III. A empreitada de preço unitário apresenta como desvantagem, em relação à empreitada global, a necessidade de acompanhar a medição, o que pode aumentar a complexidade para muitos itens a serem executados nas escolas a serem construídas. 

 

É correto o que se afirma em

A) 

I, II e III.

B) 

I, apenas.

C) 

III, apenas.

D) 

I e II, apenas.

E) 

II e III, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I e II, apenas. A empreitada por preço unitário apresenta como vantagem a flexibilidade no projeto e ritmo de obra, visto que a construtora cobra uma menor taxa de administração do empreendimento. Já a empreitada por preços unitários possui como desvantagem, frente à empreitada por preço global, a necessidade de acompanhar a medição, o que pode aumentar a complexidade para muitos itens a serem executados nas escolas a serem construídas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais