Buscar

Sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, é correto afirmar que: a) Antes da promulgação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, não havia previs...

Sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, é correto afirmar que:

a) Antes da promulgação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, não havia previsão legislativa que assegurasse os direitos das pessoas com deficiência.
b) O Estatuto da Pessoa com Deficiência preocupa-se, tão somente, em estabelecer um rol de direitos, sem adentrar em outras disposições como, por exemplo, na previsão de crimes relacionados à ofensa a esses direitos.
c) O programa do Governo Federal Viver sem Limite é um programa voltado à efetivação dos direitos das pessoas com deficiência, consistente num conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: acesso à educação; inclusão social; atenção à Saúde e acessibilidade.
d) Contrariando a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o Estatuto da Pessoa com Deficiência adota um conceito biomédico de deficiência, excluindo a influência dos aspectos sociais na exclusão dessas pessoas.
e) O Estatuto da Pessoa com Deficiência apenas consagra direitos civis, econômicos e culturais, não adentrando na questão dos direitos políticos.

Essa pergunta também está no material:

4 pág.

Direitos Humanos e Relaçoes Etnico Rac Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) O programa do Governo Federal Viver sem Limite é um programa voltado à efetivação dos direitos das pessoas com deficiência, consistente num conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: acesso à educação; inclusão social; atenção à Saúde e acessibilidade. O Estatuto da Pessoa com Deficiência, promulgado em 2015, é uma lei que assegura e promove, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Ele estabelece um conjunto de direitos e garantias para as pessoas com deficiência, como acessibilidade, educação inclusiva, trabalho, saúde, entre outros. Além disso, o Estatuto adota o conceito de deficiência baseado no modelo social, que considera a deficiência como uma construção social, resultante da interação entre a pessoa com deficiência e as barreiras impostas pela sociedade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais