Buscar

A quiralidade de fármacos é extremamente importante para a obtenção do máximo de atividade farmacológica, evitando catástrofes, como o caso da tali...

A quiralidade de fármacos é extremamente importante para a obtenção do máximo de atividade farmacológica, evitando catástrofes, como o caso da talidomida, em virtude da presença de um enantiômero indesejado.

Assinale a alternativa que apresenta uma incoerência relativa à quiralidade dos fármacos.

A. 

A indústria farmacêutica não realiza ensaios de bioequivalência em compostos que têm isomeria, tampouco ensaios de identificação e determinação de isômeros no controle de rotina, por falta de instrumentos adequados.

B. 

Nos enantiômeros, as propriedades físicas são iguais; no entanto, as propriedades químicas podem variar em ambientes quirais, isto é, a propriedade de um dos enantiômeros é favorecida em ambientes quirais, em colunas cromatográficas.

C. 

Nos ensaios de bioequivalência para os compostos quirais, testes quantitativos são realizados na presença de cada um dos estereoisômeros, já que um dos compostos pode apresentar a atividade farmacológica desejada, e o outro pode apresentar efeitos adversos indesejados.

D. 

A determinação de isômeros pode ser realizada utilizando técnicas como a cromatografia, com colunas que sejam quirais, separações utilizando ambientes quirais para favorecer a separação de um dos enantiômeros do produto, entre outras técnicas simples.

E. 

As reações de síntese orgânica, como, por exemplo, as que resultam em compostos com quiralidade, no geral, não apresentam estereosseletividade; portanto, formam sempre produtos que contêm um par de enantiômeros.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que apresenta uma incoerência relativa à quiralidade dos fármacos é a alternativa A: "A indústria farmacêutica não realiza ensaios de bioequivalência em compostos que têm isomeria, tampouco ensaios de identificação e determinação de isômeros no controle de rotina, por falta de instrumentos adequados". Essa afirmação é falsa, pois a indústria farmacêutica realiza sim ensaios de bioequivalência em compostos que têm isomeria, além de ensaios de identificação e determinação de isômeros no controle de rotina, utilizando técnicas como a cromatografia, com colunas que sejam quirais, separações utilizando ambientes quirais para favorecer a separação de um dos enantiômeros do produto, entre outras técnicas simples.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais