Buscar

Considere as afirmacoes abaixo sobre o Estrutural-Funcionalismo de Radcliffe-Brown, escola de pensamento que trouxe avanços importantes par...

Considere as afirmacoes abaixo sobre o Estrutural-Funcionalismo de Radcliffe-Brown, escola de pensamento que trouxe avanços importantes para a Antropologia moderna. Assinale a alternativa correta:

Radcliffe-Brown descarta a necessidade de realizar trabalho de campo, dessa forma se afasta do Funcionalismo de Malinowski.
Radcliffe-Brown foi um conhecido pesquisador de gabinete, seus trabalhos apontam para a escala evolutiva da cultura humana.
As culturas, para Radcliffe-Brown, são sistema de crenças e costumes, que evoluem rumo ao processo de industrialização, assim, podemos afirmar que o autor é um evolucionista.
Radcliffe-Brown fala em função de uma instituição dentro de um sistema integrado e aponta para a necessidade de se realizar a Observação Participante, aos moldes do que apontou Malinowski.
Radcliffe-Brown valoriza os preceitos do Evolucionismo social, segundo o qual, por exemplo, as religiões monoteístas seriam mais lógicas que o totemismo dos selvagens.
A) I e III estão corretas.
B) II e V estão corretas.
C) Apenas a afirmação IV está correta.
D) Apenas a afirmação V está correta.
E) Apenas a afirmação IV e V estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Fundamentos da antroplogia
13 pág.

Fundamentos Antropológicos da Educação Física Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) Apenas a afirmação V está correta. Explicação: - A afirmação I está incorreta, pois Radcliffe-Brown valorizava o trabalho de campo e a observação participante, assim como Malinowski. - A afirmação II está incorreta, pois Radcliffe-Brown também realizou trabalho de campo e seus estudos não se limitavam a uma escala evolutiva. - A afirmação III está incorreta, pois Radcliffe-Brown não era um evolucionista e não acreditava que as culturas evoluíam rumo à industrialização. - A afirmação IV está incorreta, pois Radcliffe-Brown não falava em função de uma instituição dentro de um sistema integrado, mas sim em termos de estrutura social e suas funções. - A afirmação V está correta, pois Radcliffe-Brown valorizava a ideia de que as culturas são sistemas integrados e que cada elemento tem uma função específica dentro desse sistema, mas não defendia o evolucionismo social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais