Buscar

Leia o excerto a seguir: “É neste espaço plural [bairro da Boa Vista] que se tem uma das mais vigorosas expressões urbanas da cidade do Recife: edi...

Leia o excerto a seguir:

“É neste espaço plural [bairro da Boa Vista] que se tem uma das mais vigorosas expressões urbanas da cidade do Recife: edificações de vários estilos arquitetônicos e épocas construtivas distintas, sobretudo o casario mais antigo, com seus sobrados magros e altos; o traçado antigo da cidade de feições ‘medievais’, com suas vielas, becos e ruas estreitas; e o novo, com largas avenidas e espaços abertos convivem entre si com grande ‘tolerância’ cultural, formando um exemplo vivo dessa expressão, que ao mesmo tempo promove e materializa a história da própria cidade.”

Fonte: MACEDO, M. L. T. Bairro da Boa Vista, importante registro das transformações da cidade do Recife. Vitruvius, São Paulo, a. 10, n. 113.02, dez. 2009. Disponível em: . Acessado em: 05 maio 2021.

O trecho anterior fala sobre os diferentes desenhos urbanos e arquitetônicos encontrados no bairro da Boa Vista, na cidade do Recife. De acordo com o conteúdo estudado sobre o contexto urbano da cidade, pode-se afirmar que as intervenções urbanas ao longo da história conformaram o aspecto da atual capital pernambucana, porque:

  1. possui um traçado urbano regular, favorecendo o acesso a cidade e um dos contextos socioeconômicos mais igualitários do país.
  2. ainda se mantém nas mesmas conformações do desenho urbano projetado pelos holandeses, mantendo inclusive muitas construções da época.
  3. apresenta uma malha urbana bastante homogênea em todos os bairros, independentemente das condições sociais.
  4. determinaram o traçado urbano responsável pela expansão da cidade continente adentro e a ocupação dos edifícios nos respectivos lotes.
  5. os portugueses foram os responsáveis pelos aterros que ocasionaram na expansão urbana


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais