Buscar

De acordo com Elaine Andrade Gomes, pedagoga com especialização em Neuropsicopedagogia com ênfase na educação inclusiva, a Neuropsicopedagogia tem ...

De acordo com Elaine Andrade Gomes, pedagoga com especialização em Neuropsicopedagogia com ênfase na educação inclusiva, a Neuropsicopedagogia tem sua análise inserida no contexto em que se desenvolve o processo de aprendizagem, a leitura dos problemas que emergem da e na interação social voltada para o sujeito que aprende, buscando compreender os fatores que intervêm nos problemas, discriminando o particular e o geral, o específico e o universal, na busca de alternativas de ação para uma mudança significativa nas posturas frente ao ensinar e ao aprender, pautada em uma essência específica e diferenciada da Psicopedagogia. Diante disso, e com base em seus conhecimentos sobre Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia e Educação Inclusiva, marque V (verdadeiro) e F (falso) abaixo:

A Psicopedagogia é a área de estudo da Neuropsicologia que avalia, diagnostica, estuda e intervenciona frente à aprendizagem humana e suas intercorrências considerando a compreensão do sujeito enquanto aprendiz, dotado de complexidades, peculiaridades e inseguranças, sendo obrigado a tomar decisões avaliativas além ou aquém de sua realidade cognitiva.
A nova política nacional para a Educação Especial determina que todas as crianças e jovens com necessidades especiais devem estudar na escola regular. Por isso, a importância de valorizar a Formação Continuada, reuniões periódicas com troca de experiência entre os professores, e a necessidade de mudanças em toda sociedade reforçando a importância do respeito e da valorização das diferenças.
Síndrome é um desenvolvimento insuficiente, em termos globais ou específicos, ou um déficit intelectual, físico, visual, auditivo ou múltiplo (quando atinge duas ou mais dessas áreas).
De acordo com Elaine, na escola inclusiva o ideal é o professor fingir que as diferenças não existem, pois, quando o aluno é aceito e respeitado independente de suas limitações, ele passa a ter mais tranquilidade e segurança para pedir ajuda e cometer erros, onde ocorre o aprendizado.
a) VVVV
b) VVFF
c) VFVF
d) FFFF

Essa pergunta também está no material:

prova de neuropedagogia
3 pág.

Pedagogia OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c) VFVF". Justificativa: A Psicopedagogia não é a área de estudo da Neuropsicologia, mas sim uma área que estuda os processos de aprendizagem e suas dificuldades, buscando intervenções para superar essas dificuldades. Portanto, a primeira afirmativa é falsa (F). A nova política nacional para a Educação Especial realmente determina que todas as crianças e jovens com necessidades especiais devem estudar na escola regular, e a valorização da Formação Continuada e das reuniões periódicas entre os professores é importante para garantir a inclusão desses alunos. Portanto, a segunda afirmativa é verdadeira (V). A definição de síndrome apresentada na terceira afirmativa está incorreta, pois síndrome não é um desenvolvimento insuficiente, mas sim um conjunto de sintomas que caracterizam uma determinada condição médica. Portanto, a terceira afirmativa é falsa (F). Na escola inclusiva, não é ideal que o professor finja que as diferenças não existem, mas sim que as reconheça e as valorize, promovendo um ambiente de respeito e inclusão. Portanto, a quarta afirmativa é falsa (F).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais