Buscar

Como a pratica esportiva pode contribuir para o estado geral da saúde de um indivíduo? Além de melhorar a aptidão física, a pratica esportiva regu...

Como a pratica esportiva pode contribuir para o estado geral da saúde de um indivíduo?

Além de melhorar a aptidão física, a pratica esportiva regular também pode melhorar a capacidade cognitiva e reduzir os níveis de ansiedade e estresse em geral, os exercícios ajudam a melhorar a autoestima, a imagem corporal, a cognição e a função social de pacientes em risco de saúde mental.
Pode também melhorar a circulação sanguínea no cérebro, alterando assim a síntese e a degradação dos neurotransmissores. Este é considerado o efeito direto da atividade física na melhoria da velocidade do processamento cognitivo.
Além desse efeito direto, existem alguns mecanismos indiretos que podem promover a saúde mental, como redução da pressão arterial, redução dos níveis de triglicerídeos no sangue e inibição da agregação plaquetária. Acredita-se que o exercício físico pode aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, aumentando assim o oxigênio e outros substratos de energia, melhorando assim a função cognitiva. Além disso, não se pode descartar que o exercício físico leve ao aumento da concentração de serotonina e endorfina, resultando em uma sensação de bem-estar.

Essa pergunta também está no material:

Psicologia do esporte
2 pág.

Psicologia do Esporte Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A prática esportiva regular pode contribuir para o estado geral da saúde de um indivíduo de diversas maneiras. Além de melhorar a aptidão física, os exercícios físicos podem melhorar a capacidade cognitiva, reduzir os níveis de ansiedade e estresse, melhorar a autoestima, a imagem corporal, a cognição e a função social de pacientes em risco de saúde mental. Além disso, a prática esportiva pode melhorar a circulação sanguínea no cérebro, alterando assim a síntese e a degradação dos neurotransmissores, o que pode melhorar a velocidade do processamento cognitivo. Existem também mecanismos indiretos que podem promover a saúde mental, como a redução da pressão arterial, redução dos níveis de triglicerídeos no sangue e inibição da agregação plaquetária. Acredita-se que o exercício físico pode aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, aumentando assim o oxigênio e outros substratos de energia, melhorando assim a função cognitiva. Além disso, o exercício físico pode levar ao aumento da concentração de serotonina e endorfina, resultando em uma sensação de bem-estar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais