Buscar

Psicologia do esporte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia do esporte
Defina corretamente atividade física e o exercício físico: AULA 1 TEMA 2
Atividade Física é aquela atividade na qual o indivíduo faz sem forma regulamentada, ou seja, qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia, como atividades físicas realizadas durante o trabalho, jogos, pedalada finais de semana, execução de tarefas domesticas, viagens e em atividades de lazer ou de repente pra pratica de uma determinada modalidade esportiva de um caráter muito informal.
Exercício Físico é aquela atividade na qual o indivíduo se organiza sistematicamente para que ele possa atingir determinados parâmetros de condicionamento físico ou de bem-estar, conforme seus desejos, ou seja, ele é estruturado, repetitivo e planejado, com objetivo de melhorar e proporcionar a manutenção das aptidões físicas, sejam relacionadas a saúde ou ao desempenho. A prática regular de exercícios físicos proporciona sensação de bem-estar físico e psicossocial.
Explique três comportamentos que devem ser evitados em relação a influencia da família na escolha esportiva da criança para que não cause danos psicológicos a ela. AULA 2 TEMA 3
· escolher um esporte para a criança e entender que aquele é o mais apropriado sem levar em consideração a opinião e o bem-estar da própria criança; isso pode gerar repulsa a práticas esportivas por toda a vida do indivíduo;
 cobrar precocemente a performance de crianças/atletas; isso pode ocasionar lesões irreversíveis;
 depositar nas crianças expectativas com as quais elas não estão acostumadas a conviver, desestabilizando-as emocionalmente; isso pode provocar pressões e estresses desnecessários para esse período. A presença de pais e responsáveis, assim como o olhar atento de profissionais de educação física, são fundamentais nos processos de iniciação, desenvolvimento e maturidade esportiva dos competidores.
Como a pratica esportiva pode contribuir para o estado geral da saúde de um indivíduo? 
Além de melhorar a aptidão física, a pratica esportiva regular também pode melhorar a capacidade cognitiva e reduzir os níveis de ansiedade e estresse em geral, os exercícios ajudam a melhorar a autoestima, a imagem corporal, a cognição e a função social de pacientes em risco de saúde mental. Pode também melhorar a circulação sanguínea no cérebro, alterando assim a síntese e a degradação dos neurotransmissores. Este é considerado o efeito direto da atividade física na melhoria da velocidade do processamento cognitivo. Além desse efeito direto, existem alguns mecanismos indiretos que podem promover a saúde mental, como redução da pressão arterial, redução dos níveis de triglicerídeos no sangue e inibição da agregação plaquetária. Acredita-se que o exercício físico pode aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, aumentando assim o oxigênio e outros substratos de energia, melhorando assim a função cognitiva. Além disso, não se pode descartar que o exercício físico leve ao aumento da concentração de serotonina e endorfina, resultando em uma sensação de bem-estar.
Intrínseco e extrínseco:
Alonso e Perroni (2010) indicam fatores de risco intrínsecos e extrínsecos relacionados à aplicação de exercícios a crianças: 
Extrínsecos: estão relacionados com fatores ambientais que influenciam esse indivíduo, como:
 Falta de equipamentos adequados; 
 Tipo de esporte praticado; 
 Carga de treinamento. 
 Intrínsecos: estão relacionados com os fatores genéticos do indivíduo como: 
 Frouxidão ligamentar; 
 Encurtamento muscular; 
 Características psicológicas; 
 Doenças fisiológica

Continue navegando