Buscar

Uma das aplicações mais frequentes das atividades aquáticas é sua utilização como forma de lazer. Quando há um profissional de Educação Física envo...

Uma das aplicações mais frequentes das atividades aquáticas é sua utilização como forma de lazer. Quando há um profissional de Educação Física envolvido no planejamento, administração e controle da atividade, esta passa a ser bastante procurada. Considerando diversas formas de utilização de atividades aquáticas para lazer, pode-se afirmar:

a.

As atividades aquáticas que utilizam prancha devem ser abordadas apenas como esportes de risco, e o profissional de Educação Física deve se afastar dessas possibilidades de atuação.

b.

Jogos aquáticos com bola não são opção de lazer, por se caracterizarem como esportes olímpicos, portanto devendo ter treinamento específico.

c.

O mergulho recreacional é uma possibilidade de atuação profissional, pois o professor não irá necessitar de certificação extra para ensinar a utilização do equipamento Scuba, bastante divertido e simples.

d.

A hidroginástica, quando utilizada como lazer eventual (em um hotel, por exemplo) deve ter um planejamento adequado a este público, nem sempre acostumado a frequentar academias ou treinos físicos rigorosos.

e.

Jogos adaptados, como biribol (basquete aquático), não podem ser utilizados, pois necessitam de piscina funda e conhecimento mais técnico de natação.