Buscar

Compreender o que é vigilância em saúde bem como seus tipos e funções. A Portaria n° 3.252/GM/MS, de 22 de dezembro de 2009, trata das diretrizes ...

Compreender o que é vigilância em saúde bem como seus tipos e funções.

A Portaria n° 3.252/GM/MS, de 22 de dezembro de 2009, trata das diretrizes para execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde pela União, estados, Distrito Federal e municípios, sistematizando os conceitos que orientam o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde.
A Vigilância em Saúde (VS) insere-se normativamente no Pacto pela Saúde, trazendo reflexões a respeito da participação da VS no planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), colocando-a como parte desse processo e integrando instrumentos e prazos; definindo estratégias de integração com a atenção, em especial com a atenção primária à saúde.
A Portaria apresenta também as competências das três esferas de governo para o desenvolvimento do Sistema e traz mudanças no financiamento federal.
A vigilância e o controle das doenças transmissíveis é responsável por planejar, programar, coordenar e cumprir as ações de vigilância epidemiológica das doenças agudas imunopreviníveis de notificação compulsória, além da Hanseníase e outras sempre que necessário.
A vigilância das doenças e agravos não transmissíveis é o conjunto de ações que proporcionam o conhecimento do padrão de ocorrência, tendência e mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), dos acidentes, das violências e de seus fatores de risco e estimular ações e estratégias que visem a promoção da saúde da população.

Essa pergunta também está no material:

TUTORIA UC 2 PROBLEMA 3
9 pág.

Clínica Médica I Universidade Federal de SergipeUniversidade Federal de Sergipe

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Vigilância em Saúde é um conjunto de ações que visam a proteção da saúde da população, prevenindo e controlando doenças e agravos. A Portaria n° 3.252/GM/MS, de 22 de dezembro de 2009, estabelece as diretrizes para execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde pela União, estados, Distrito Federal e municípios, sistematizando os conceitos que orientam o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde. Existem dois tipos de vigilância em saúde: a vigilância epidemiológica, que é responsável por planejar, programar, coordenar e cumprir as ações de vigilância epidemiológica das doenças agudas imunopreviníveis de notificação compulsória, além da Hanseníase e outras sempre que necessário; e a vigilância das doenças e agravos não transmissíveis, que é o conjunto de ações que proporcionam o conhecimento do padrão de ocorrência, tendência e mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), dos acidentes, das violências e de seus fatores de risco e estimular ações e estratégias que visem a promoção da saúde da população.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais