Buscar

2 – Em 30 de abril de 2009, por maioria, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou que a Lei de Imprensa (Lei nº 5250/67) é incompatível com a atua...

2 – Em 30 de abril de 2009, por maioria, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou que a Lei de Imprensa (Lei nº 5250/67) é incompatível com a atual ordem constitucional (Constituição Federal de 1988).

Em seu voto, o Ministro Menezes Direito declarou: “Não existe lugar para sacrificar a liberdade de expressão no plano das instituições que regem a vida das sociedades democráticas [...]. Quando se tem um conflito possível entre a liberdade e sua restrição deve-se defender a liberdade. O preço do silêncio para a saúde institucional dos povos é muito mais alto do que o preço da livre circulação das ideias”.

           

Diante do caso concreto, pergunta-se:

           a) Qual é a ação constitucional de controle concentrado apresentada no caso concreto? Explique.

           b) Apresente, em regras gerais, os efeitos no tempo e a extensão da eficácia desta decisão? Explique. 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A ação constitucional de controle concentrado apresentada no caso concreto foi a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), que tem como objetivo proteger a ordem constitucional e os direitos fundamentais. b) A decisão do STF tem efeito erga omnes, ou seja, vincula todos os órgãos do Poder Judiciário e da Administração Pública, bem como particulares. Além disso, a decisão tem efeito ex tunc, ou seja, retroage à data da promulgação da Constituição Federal de 1988, declarando a inconstitucionalidade da Lei de Imprensa desde então.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais