Buscar

4 - Em 29 de abril de 2010, por sete votos a dois, o STF declarou ser contra a revisão da Lei da Anistia (Lei nº 6683/79). “Só o homem perdoa, só u...

4 - Em 29 de abril de 2010, por sete votos a dois, o STF declarou ser contra a revisão da Lei da Anistia (Lei nº 6683/79). “Só o homem perdoa, só uma sociedade superior qualificada pela consciência dos mais elevados sentimentos de humanidade é capaz de perdoar. Porque só uma sociedade que, por ter grandeza, é maior do que os seus inimigos é capaz de sobreviver.” A afirmação é do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, último a votar no julgamento em que a Corte rejeitou o pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A Ordem pretendia que a Suprema Corte anulasse o perdão dado aos representantes do Estado (policiais e militares) acusados de praticar atos de tortura durante o regime militar. O voto vencedor foi do ministro Eros Grau, relator do processo, que ele fez uma minuciosa reconstituição histórica e política das circunstâncias que levaram à edição da Lei da Anistia e ressaltou que não cabe ao Poder Judiciário rever o acordo político que, na transição do regime militar para a democracia, resultou na anistia de todos aqueles que cometeram crimes políticos e conexos a eles no Brasil entre 2 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979.

 

Diante do caso concreto, pergunta-se:

           a) Qual é a ação constitucional de controle concentrado apresentada no caso concreto? Explique.

           b) Esta decisão admite recurso ou ação rescisória? Explique

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A ação constitucional de controle concentrado apresentada no caso concreto foi uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com o objetivo de anular a Lei da Anistia (Lei nº 6683/79) e permitir a punição dos agentes do Estado que cometeram crimes de tortura durante o regime militar. b) A decisão do STF não admite recurso ou ação rescisória, pois a decisão foi tomada em última instância e não cabe mais recurso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes