Buscar

10- No dia 08 de abril de 2020 o Supremo Tribunal Federal, no julgamento da ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL (ADPF) 672, asseguro...

10- No dia 08 de abril de 2020 o Supremo Tribunal Federal, no julgamento da ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL (ADPF) 672, assegurou aos governos estaduais, distrital e municipal, no exercício de suas atribuições e no âmbito de seus territórios, competência para a adoção ou manutenção de medidas restritivas durante a pandemia da Covid-19, tais como a imposição de distanciamento social, suspensão de atividades de ensino, restrições de comércio, atividades culturais, circulação de pessoas, entre outras.

 

Diante de tal decisão, discorra sobre a legitimidade, a competência para julgamento, a ação de controle concentrado, além de uma análise crítica sobre o tema.

 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 672, em 08 de abril de 2020, assegurou aos governos estaduais, distrital e municipal a competência para adotar ou manter medidas restritivas durante a pandemia da Covid-19, como o distanciamento social, suspensão de atividades de ensino, restrições de comércio, atividades culturais, circulação de pessoas, entre outras. Quanto à legitimidade, a ADPF é uma ação de controle concentrado de constitucionalidade, que pode ser proposta pelo Procurador-Geral da República, pelo Presidente da República, pela Mesa do Senado Federal, pela Mesa da Câmara dos Deputados, pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, por partido político com representação no Congresso Nacional, por confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional. A competência para julgamento da ADPF é do STF, que tem a função de garantir a supremacia da Constituição Federal e a proteção dos direitos fundamentais. A decisão do STF na ADPF 672 foi importante para garantir a autonomia dos governos locais na adoção de medidas restritivas durante a pandemia, levando em consideração as particularidades de cada região. No entanto, também gerou debates sobre a possibilidade de conflitos entre as medidas adotadas pelos governos locais e as políticas do governo federal, além de questionamentos sobre a efetividade das medidas restritivas na contenção da pandemia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes