Buscar

A respeito da arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), considere as informações abaixo: I. A doutrina majoritária reconhece que...

A respeito da arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), considere as informações abaixo:


I. A doutrina majoritária reconhece que a arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) pode ser realizada de duas formas distintas, a ADPF principal e a ADPF incidental.
II. A ADPF tem como pressuposto geral de cabimento a violação a preceitos fundamentais constitucionalmente estabelecidos.
III. A ADPF principal, também conhecida como arguição autônoma, prevista no caput do art. 1º da Lei 9.882/99, será proposta perante o Supremo Tribunal Federal e, terá por objeto evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final da Disciplina - Poder Judiciário_ Revisão da tentativa_Avaliação
5 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A respeito da arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), considerando as informações fornecidas: I. A doutrina majoritária reconhece que a arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) pode ser realizada de duas formas distintas, a ADPF principal e a ADPF incidental. II. A ADPF tem como pressuposto geral de cabimento a violação a preceitos fundamentais constitucionalmente estabelecidos. III. A ADPF principal, também conhecida como arguição autônoma, prevista no caput do art. 1º da Lei 9.882/99, será proposta perante o Supremo Tribunal Federal e terá por objeto evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público. Essas informações estão corretas. A ADPF pode ser proposta tanto de forma principal quanto incidental, sendo que seu cabimento está relacionado à violação de preceitos fundamentais estabelecidos na Constituição. A ADPF principal é proposta perante o Supremo Tribunal Federal e tem como objetivo evitar ou reparar lesões a preceitos fundamentais decorrentes de atos do Poder Público.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais