Buscar

Em termodinâmica, um estado termodinâmico de um sistema é definido por parâmetros específicos, conhecidos como variáveis de estado. Esses parâmetro...

Em termodinâmica, um estado termodinâmico de um sistema é definido por parâmetros específicos, conhecidos como variáveis de estado. Esses parâmetros determinam o estado atual do sistema e podem ser usados para descrever a condição em um momento específico.


Quando um sistema termodinâmico varia de um estado para outro, ele passa por uma série de estados intermediários, definindo o caminho termodinâmico. Sempre existe uma infinidade de estados intermediários, quando todos eles forem estados de equilíbrio, 0 caminho pode ser representado em um diagrama PV, como na figura.


P


P


1


3


P


0


4


2


V


V2


Observe que existem 3 caminhos entre os estados 1 e 2. O ponto 1 representa um estado inicial com pressão inicial P₁ e volume V₁, e o ponto 2 representa um estado final com pressão final P₂ e volume V2. Para passar do estado 1 para o estado 2, poderíamos manter a pressão constante em P₁ enquanto o sistema se expande até o volume V2 (ponto 3 na figura) e, a seguir, reduzir a pressão até P₂ (provavelmente fazendo a temperatura diminuir), mantendo o volume constante e igual a V2 (ponto 2 no diagrama). Neste processo seguimos o caminho 1?3? 2, outros caminhos possíveis seriam, 1? 4?2 e diretamente de 1?2.


Fonte: Adaptado de YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A. Física II, Sears e Zemansky: termodinâmica e ondas. 14ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. Pág: 284.



Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais