Buscar

A interação entre o Serviço Social, o trabalho interdisciplinar e intersetorial é essencial para lidar com as diversas facetas da questão social. ...



A interação entre o Serviço Social, o trabalho interdisciplinar e intersetorial é essencial para lidar com as diversas facetas da questão social. A complexidade dos desafios contemporâneos exige uma abordagem completa e eficaz, que vá além das fronteiras disciplinares e institucionais. Dessa forma, o Serviço Social se posiciona como um agente de articulação e integração, promovendo intervenções mais éticas, críticas e competentes para o enfrentamento das demandas sociais.

 

Fonte: CRAVEIRO, A. V. Oficina de Instrumentos Técnicos Operativos. Maringá: Unicesumar, 2022.


Sobre a relação entre o Serviço Social e o trabalho interdisciplinar e o trabalho intersetorial, analise as afirmações a seguir:

  

I. Um dos princípios básicos da interdisciplinaridade é que é preciso reconhecer que, em alguns casos, existem um campo de conhecimento ou profissão que possui a totalidade do entendimento e das soluções para um determinado problema.

II. O trabalho interdisciplinar envolve a colaboração entre profissionais de diferentes áreas para resolver questões específicas. Essa abordagem amplia a compreensão das complexidades das situações sociais, promovendo soluções mais completas e adequadas.

III. O trabalho intersetorial se refere à cooperação entre diferentes setores da sociedade, como governo, organizações não-governamentais, instituições educacionais, entre outros.

IV. Um exemplo prático de trabalho interdisciplinar: um programa de apoio a indivíduos com dependência química. Neste caso, uma equipe interdisciplinar poderia ser formada por assistentes sociais, psicólogos, médicos, terapeutas ocupacionais e advogados para que cada profissional contribua com sua expertise única para fornecer um suporte mais abrangente e eficaz aos indivíduos em processo de recuperação.

V. Um exemplo de trabalho intersetorial: suponhamos que em uma comunidade haja um aumento significativo de casos de evasão escolar entre adolescentes. O Serviço Social pode desempenhar um papel central na abordagem dessa questão, promovendo uma intervenção intersetorial, entre a educação, a saúde, a assistência social, a segurança pública e a cultura e o lazer. Esta abordagem não só identificaria os fatores causais, mas também implementaria soluções mais abrangentes e eficazes para manter os adolescentes engajados na educação.

  

É correto o que se afirma em:


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) II e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais