Buscar

Em 10 de junho de 2020, foi proposta ação por um particular, cujo objeto é a anulação de atos administrativos praticados na lavratura de auto de in...

Em 10 de junho de 2020, foi proposta ação por um particular, cujo objeto é a anulação de atos administrativos praticados na lavratura de auto de infração devido o imóvel ter sido habitado antes da conclusão da obra o “Habite-se”. O Autor alegou que os atos praticados foram contrários a legalidade e que foram praticados por autoridade sem legitimidade. O autor alegou que a morosidade burocrática levou a habitar o imóvel antes da liberação administrativa para habitação.

Considerando o caso acima, avalie as afirmações abaixo:

 

I. O controle judicial é restrito ao mérito do ato administrativo;

II. Uma vez praticado o ato administrativo, poderá ser anulado apenas na esfera judicial, não sendo passível a revogação.

III. É possível que o próprio órgão revogue o ato praticado, tendo em vista a prerrogativa do controle interno.

IV. Quando o processo administrativo está encerrado, não é possível que ocorra a reabertura devido a anulação do ato, tendo em vista a segurança jurídica.

 

É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta



I e II, apenas.


I e III, apenas.


III, apenas.


IV, apenas.


I e IV, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I e III, apenas. Justificativa: I. O controle judicial é restrito ao mérito do ato administrativo; Essa afirmação está correta, pois o controle judicial é limitado ao exame da legalidade do ato administrativo, não podendo o juiz substituir o mérito do ato pelo seu próprio entendimento. III. É possível que o próprio órgão revogue o ato praticado, tendo em vista a prerrogativa do controle interno. Essa afirmação também está correta, pois o próprio órgão que praticou o ato administrativo pode revogá-lo, desde que verifique a ilegalidade ou inconveniência do ato. As demais afirmações estão incorretas: II. Uma vez praticado o ato administrativo, poderá ser anulado apenas na esfera judicial, não sendo passível a revogação. Essa afirmação está incorreta, pois o próprio órgão que praticou o ato administrativo pode revogá-lo, desde que verifique a ilegalidade ou inconveniência do ato. IV. Quando o processo administrativo está encerrado, não é possível que ocorra a reabertura devido a anulação do ato, tendo em vista a segurança jurídica. Essa afirmação também está incorreta, pois a anulação do ato administrativo pode ensejar a reabertura do processo administrativo, a fim de que sejam tomadas as providências necessárias para a correção do vício.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais