Buscar

ara resolver este desafio você deverá reconhecer as orações subordinadas presentes nos enunciados e analisar os valores semânticos e sintáticos des...

ara resolver este desafio você deverá reconhecer as orações subordinadas presentes nos enunciados e analisar os valores semânticos e sintáticos desencadeados nos períodos. Leia os enunciados abaixo: O estudante que se dedicou será recompensado com a vitória. O estudante, que se dedicou, será recompensado com a vitória. Agora elabore um texto que responda aos seguintes questionamentos: a) Explique as diferenças de sentido entre os enunciados. b) O que, do ponto de vista gramatical, produz essas diferenças.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

a) A diferença de sentido entre os enunciados está na presença ou ausência de vírgula. No primeiro enunciado, "que se dedicou" é uma oração subordinada adjetiva restritiva, ou seja, ela restringe o sentido do substantivo "estudante", indicando que apenas aquele que se dedicou será recompensado com a vitória. Já no segundo enunciado, "que se dedicou" é uma oração subordinada adjetiva explicativa, ou seja, ela acrescenta uma informação adicional sobre o substantivo "estudante", sem restringir seu sentido. b) Do ponto de vista gramatical, a diferença entre os enunciados está na função da vírgula. No primeiro enunciado, a oração subordinada adjetiva restritiva não é separada por vírgula, pois é essencial para a compreensão do sentido da frase. Já no segundo enunciado, a oração subordinada adjetiva explicativa é separada por vírgula, pois não é essencial para a compreensão do sentido da frase.

0
Dislike0
User badge image

Inêz Boldrin

a) A diferença de sentido entre os enunciados está na presença ou ausência de vírgula. No primeiro enunciado, "que se dedicou" é uma oração subordinada adjetiva restritiva, ou seja, ela restringe o sentido do substantivo "estudante", indicando que apenas aquele que se dedicou será recompensado com a vitória. Já no segundo enunciado, "que se dedicou" é uma oração subordinada adjetiva explicativa, ou seja, ela acrescenta uma informação adicional sobre o substantivo "estudante", sem restringir seu sentido.


b) Do ponto de vista gramatical, a diferença entre os enunciados está na função da vírgula. No primeiro enunciado, a oração subordinada adjetiva restritiva não é separada por vírgula, pois é essencial para a compreensão do sentido da frase. Já no segundo enunciado, a oração subordinada adjetiva explicativa é separada por vírgula, pois não é essencial para a compreensão do sentido da frase.



(curte aqui, troca de pontos)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais