Buscar

Conforme Roman,Rohde e Hutz (2002), o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um dos que mais acomete crianças e adolescentes, a...

Conforme Roman,Rohde e Hutz (2002), o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um dos que mais acomete crianças e adolescentes, atingindo entre 3% a 6% dos sujeitos em idade escolar. Os mesmos autores afirmam que o TDAH consiste em um transtorno heterogêneo clinicamente, cujas causas ainda não são claramente esclarecidas. Em contrapartida, é essencial que mais pesquisas sejam feitas para que seja possível ampliar a compreensão sobre a vulnerabilidade ao TDAH, assim, pode-se desenvolver estratégias de prevenção. Tendo em mente os fatores de risco para o TDAH, analise as afirmativas a seguir:

I- É preciso verificar o histórico familiar, visto que o transtorno apresenta um caráter genético importante.
II- Níveis de estresse familiar e socioeconômicos cultural, não necessitam ser averiguados, pois tratam-se de uma desordem gerada exclusivamente por motivos orgânicos.
III- Crianças advindas de lares conturbados (conflitos parentais, violência doméstica ou necessidades financeiras) possuem maior probabilidade de transtornos neuropsiquiátricos.
IV- Prematuridade, baixo peso ao nascer e intercorrências perinatais também constituem fatores de risco para TDAH.

Assinale a alternativa CORRETA:


A Somente a afirmativa I está correta.
B As afirmativas I e III estão corretas.
C As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Objetiva
8 pág.

Objetivas Currículo Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B, pois somente as afirmativas I e III estão corretas. A afirmativa II está incorreta, pois fatores socioeconômicos e culturais podem influenciar no desenvolvimento do TDAH. A afirmativa IV está parcialmente correta, pois a prematuridade, baixo peso ao nascer e intercorrências perinatais são fatores de risco para o TDAH, mas não é o único fator.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais