Buscar

Descreva o método de Volhard para determinação de cloreto em soro fisiológico. Baseado no volume de solução de nitrato de prata gasto na titulação...

Descreva o método de Volhard para determinação de cloreto em soro fisiológico.

Baseado no volume de solução de nitrato de prata gasto na titulação com o método de Mohr, calcular o volume de soro fisiológico necessário para a determinação do cloreto na amostra, levando-se em conta a estequiometria da reação e a concentração do titulante após padronização.
Medir o volume calculado da amostra e transferir para um erlenmeyer de 125 mL.
Adicionar 100% de excesso da solução de nitrato de prata padronizada.
Acrescentar 2,5 mL da solução de ácido nítrico 6 mol/L e 0,5 mL da solução indicadora de Fe(III).
Titular a solução com a solução padronizada de tiocianato de potássio, sob agitação, até o aparecimento de coloração avermelhada.
Anotar o volume escoado durante a titulação e calcular a quantidade de cloreto na amostra e comparar com o rótulo da amostra.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O método de Volhard é um método volumétrico para determinação de cloreto em soluções. O método é baseado na titulação de uma solução de cloreto com uma solução padrão de nitrato de prata, usando uma solução de tiocianato de potássio como indicador. Para realizar o método de Volhard, primeiro é necessário padronizar a solução de nitrato de prata. Em seguida, mede-se o volume da amostra de soro fisiológico e adiciona-se um excesso de solução de nitrato de prata padronizada. Depois, adiciona-se solução de ácido nítrico e solução indicadora de Fe(III). A solução é titulada com a solução padronizada de tiocianato de potássio até o aparecimento de coloração avermelhada. O volume de solução de tiocianato de potássio gasto na titulação é usado para calcular a quantidade de cloreto na amostra, levando em conta a estequiometria da reação e a concentração do titulante após padronização. A quantidade de cloreto na amostra é então comparada com o rótulo da amostra para determinar se está dentro dos limites aceitáveis.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais