Buscar

Descreva o método de Mohr para determinação de cloreto em soro fisiológico. Calcular o volume de amostra necessário para a determinação do cloreto...

Descreva o método de Mohr para determinação de cloreto em soro fisiológico.

Calcular o volume de amostra necessário para a determinação do cloreto na amostra, levando-se em conta a estequiometria da reação e a concentração do titulante após padronização.
Medir o volume calculado da amostra e transferir para um erlenmeyer de 125 mL.
Adicionar 0,4 mL de solução de cromato de potássio 5%, corrigir o pH da solução amostra se necessário e titular com a solução de nitrato de prata padronizada.
Anotar o volume escoado durante a titulação.
Calcular o volume resultante após diminuição do volume da titulação em branco.
Calcular a quantidade de cloreto na amostra e comparar com o rótulo da amostra.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O método de Mohr é um método volumétrico para determinação de cloreto em soluções. Para determinar a quantidade de cloreto em uma amostra de soro fisiológico, siga os seguintes passos: 1. Calcule o volume de amostra necessário para a determinação do cloreto na amostra, levando em conta a estequiometria da reação e a concentração do titulante após padronização. 2. Meça o volume calculado da amostra e transfira para um erlenmeyer de 125 mL. 3. Adicione 0,4 mL de solução de cromato de potássio 5%, corrija o pH da solução amostra se necessário e titule com a solução de nitrato de prata padronizada. 4. Anote o volume escoado durante a titulação. 5. Calcule o volume resultante após diminuição do volume da titulação em branco. 6. Calcule a quantidade de cloreto na amostra e compare com o rótulo da amostra. Para calcular o volume de amostra necessário, é necessário conhecer a concentração da solução de nitrato de prata padronizada e a quantidade de cloreto presente na amostra. A estequiometria da reação é: AgNO3 + NaCl → AgCl + NaNO3 1 mol de AgNO3 reage com 1 mol de NaCl. Portanto, a quantidade de cloreto presente na amostra é igual à quantidade de AgNO3 adicionada durante a titulação. Suponha que a solução de nitrato de prata padronizada tenha uma concentração de 0,1 mol/L e que a amostra de soro fisiológico tenha um volume de 10 mL. Se o rótulo da amostra indicar que a concentração de cloreto é de 0,9% (p/v), então a quantidade de cloreto presente na amostra é: 0,9 g de cloreto / 100 mL de solução x 10 mL de amostra x 1 mol de cloreto / 58,44 g de cloreto = 0,0154 mol de cloreto Para reagir completamente com o cloreto presente na amostra, são necessários 0,0154 mol de AgNO3. Como a concentração da solução de nitrato de prata padronizada é de 0,1 mol/L, o volume necessário de AgNO3 é: 0,0154 mol de AgNO3 / 0,1 mol/L = 0,154 L = 154 mL Portanto, o volume de amostra necessário é de 10 mL.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais