Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento a seguir. “Os novos currículos concentram-se em torno das competências que os alunos deverão adquirir, para que possam vir a ser cidadãos de pleno direito, informados e capazes de operar mudanças sociais que se vislumbrem necessárias.” Para a organização do currículo por competências é necessário


a. evitar o surgimento e a discussão de problemas.
b. considerar os conhecimentos como recursos a serem mobilizados.
c. praticar uma avaliação classificatória da aprendizagem.
d. responsabilizar o professor pela elaboração e avaliação dos projetos de trabalho.
e. garantir a compartimentação disciplinar.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder à pergunta sobre a organização do currículo por competências, é importante entender que essa abordagem visa desenvolver habilidades e conhecimentos que permitam aos alunos atuar de forma crítica e transformadora na sociedade. Analisando as alternativas: a) evitar o surgimento e a discussão de problemas - Essa opção vai contra a ideia de um currículo que promove a reflexão e a discussão. b) considerar os conhecimentos como recursos a serem mobilizados - Esta opção está alinhada com a abordagem por competências, que vê o conhecimento como algo que pode ser aplicado em diferentes contextos. c) praticar uma avaliação classificatória da aprendizagem - A avaliação por competências geralmente busca formas mais formativas e menos classificatórias. d) responsabilizar o professor pela elaboração e avaliação dos projetos de trabalho - Embora o professor tenha um papel importante, a abordagem por competências envolve também a participação dos alunos. e) garantir a compartimentação disciplinar - A abordagem por competências tende a promover a interdisciplinaridade, não a compartimentação. A alternativa que melhor se alinha com a organização do currículo por competências é: b) considerar os conhecimentos como recursos a serem mobilizados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) considerar os conhecimentos como recursos a serem mobilizados. A organização do currículo por competências tem como objetivo desenvolver habilidades e competências nos alunos, e não apenas transmitir conhecimentos. Nesse sentido, os conhecimentos são considerados recursos a serem mobilizados pelos alunos para a resolução de problemas e desafios.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Currículo pode ser entendido como a referência básica para que se possa:  
a. indicar quais são os conhecimentos verdadeiros, distinguindo-os daqueles que não precisam ser repassados às
novas gerações.
b. ampliar, localizar e contextualizar os conhecimentos acumulados pela sociedade ao longo do tempo 
c. arrolar a lista de informações a serem preservadas no tempo e no espaço, na medida em que adquiram caráter
universal.
d. comprometer os professores com um ensino rico e variado, imprescindível à constituição de sociedades igualitárias
e. nortear a ação docente, no sentido de divulgar as informações mais úteis e precisas aos alunos.


Essa proposta, no âmbito do currículo:


a. É respaldada pela liberdade conferida pela legislação ao
b. É uma atividade extracurricular que não deve ser considerada no currículo.
c. Não tem relação com o currículo escolar.
d. É uma atividade que deve ser realizada apenas em escolas localizadas em áreas de favela.
e. É uma atividade que contribui para a formação integral dos alunos, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. 

Segundo Samuel Rocha Barros (op. cit., p. 170‐1), em sentido amplo o currículo escolar abrange todas as experiências escolares. Por currículo escolar entende‐se todas as atividades planejadas e desenvolvidas na escola, as experiências de aprendizagem às quais os alunos passam bem como as matérias previstas para cada nível de ensino, o que o torna uma espécie de mapa, que guia os profissionais a uma boa prática, visto que cada escola está inserida em um contexto, seja temporal ou regional. Considerando os tipos de currículos (real, oculto e previsto), analise as afirmativas a seguir: I. Currículo __________ é aquele preestabelecido em todo um território, seja nacional ou estatal, que todos os professores devem seguir e executar. Ele atribui à escola o papel de reproduzir a cultura e é imposto por documentos oficiais como Lei de Diretrizes e Bases e Parâmetros Curriculares Nacionais. II. Currículo __________ é aquele que acontece dentro da sala de aula entre educadores e seus alunos. Tendo caráter bem prático e flexível, ele diz respeito às atividades planejadas e desenvolvidas no Projeto Político‐Pedagógico da escola e os planos de aula realizados pelos professores. III. Currículo __________ são as influências externas e internas que afetam a aprendizagem dos alunos de alguma maneira, as manifestações e simbologias no ambiente escolar. Este tipo de currículo diz respeito aos conteúdos diários que os alunos aprendem durante as aulas, seus atos, comportamentos, gestos, percepções, mas que não são oficiais, ou seja, não se encontram documentados em papel. Assinale a alternativa que completa corretamente e sequencialmente as afirmativas anteriores.


a. real, oculto e prescrito
b. oculto, prescrito e real
c. real, prescrito e oculto
d. prescrito, real e oculto
e. oculto, real e prescrito

ma transformação pessoal e social. Assim, podemos dizer que o currículo: 

I. é um processo educativo e não um momento, uma etapa. 

II. propicia uma transformação que, na esfera pessoal, chamamos de aprendizagem. O objetivo é levar as pessoas a
aprenderem os saberes, os valores, as competências, as habilidades que orientam as suas atitudes e suas relações na
sociedade. 

III. direta ou indiretamente busca uma mudança na sociedade, partindo do nível mais imediato: a escola e a comunidade. 

IV. é um plano de estudo, uma proposta que orienta e normatiza o processo de administração curricular, proporcionando o
acompanhamento e o monitoramento dessas ações, registrado em forma de documento e guardado exclusivamente na
secretaria da escola no qual o acesso é dada a gestão administrativa. 

Escolha a (as) alternativa (as) que não condiz com o currículo na área educacional.


a. Somente II e IV.
b. Somente a III.
c. Somente I e II.
d. Somente a IV.
e. Somente a I

Mais conteúdos dessa disciplina