Buscar

O Estado de Santa Catarina editou uma lei ordinária instituindo a Taxa de Prevenção a  Desastres Ambientais, para angariar recursos para a finalid

O Estado de Santa Catarina editou uma lei ordinária instituindo a Taxa de Prevenção a  Desastres Ambientais, para angariar recursos para a finalidade de aplicação em tais  medidas, cuja alíquota é diferenciada a depender do Município do contribuinte, sendo maior  naqueles em que normalmente suportam desastres dessa natureza, prevendo como sujeito  passivo qualquer pessoa jurídica sediada no Estado. 

A sociedade empresária, denominada XPTO Alimentos Ltda., que exerce a atividade  empresarial de produção de alimentos orgânicos, sem o uso de adubos químicos e  agrotóxicos, estabelecida no Município Alfa, que regularmente sofre com inundações e  enchentes, entendeu que a cobrança é indevida, negando-se a realizar o pagamento da  referida taxa.  

Em janeiro de 2023, o Estado de Santa Catarina ajuizou execução fiscal para a cobrança  dos valores relativos à Taxa de Prevenção a Desastres Ambientais dos últimos 5 anos, em  trâmite na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Alfa.  

Tendo em vista o caso hipotético acima, indique qual a medida judicial adequada para que  a sociedade empresária (XPTO Alimentos Ltda.) possa exercer seu direito de defesa sobre  a exigência que julga indevida. Para tanto, considere que já foi realizada penhora suficiente  para a garantia da execução e que a XPTO Alimentos Ltda. já foi intimada de tal ato há 5  dias. Qual a medida judicial mais adequada? Qual o fundamento legal da referida ação judicial? Quem deve figurar no polo passivo da ação?

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A medida judicial adequada para que a sociedade empresária (XPTO Alimentos Ltda.) possa exercer seu direito de defesa sobre a exigência que julga indevida é a apresentação de Embargos à Execução Fiscal. O fundamento legal da referida ação judicial é o artigo 914 do Código de Processo Civil, que prevê que o executado pode opor-se à execução mediante embargos. No polo passivo da ação deve figurar o Estado de Santa Catarina, que é o credor da Taxa de Prevenção a Desastres Ambientais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina