Buscar

Afinal, o que as glândulas supra-renais têm a ver com a resposta do organismo ao estresse? As glândulas supra-renais liberam catecolaminas em situ...

Afinal, o que as glândulas supra-renais têm a ver com a resposta do organismo ao estresse?

As glândulas supra-renais liberam catecolaminas em situações de estresse agudo, preparando o organismo para a atividade necessária para enfrentar a emergência.
Em situações de estresse crônico, as glândulas supra-renais podem liberar cortisol em excesso, levando a um estado patológico com acúmulo de gordura visceral, hipertensão arterial e hiperglicemia.

Essa pergunta também está no material:

Slides Glândulas Adrenais e Estresse
4 pág.

Hormônios Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As glândulas supra-renais são responsáveis por liberar hormônios em situações de estresse, como as catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) e o cortisol. Esses hormônios são liberados em resposta a um estímulo estressante, preparando o organismo para a atividade necessária para enfrentar a emergência. No caso do estresse agudo, as catecolaminas são liberadas em grande quantidade, aumentando a frequência cardíaca, a pressão arterial e a glicemia, além de dilatar as vias respiratórias e aumentar a disponibilidade de energia para o corpo. Já em situações de estresse crônico, as glândulas supra-renais podem liberar cortisol em excesso, levando a um estado patológico com acúmulo de gordura visceral, hipertensão arterial e hiperglicemia. O cortisol também pode afetar o sistema imunológico, deixando o organismo mais suscetível a doenças.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais