Logo Passei Direto
Buscar

Economia

Outros
Embora, atualmente, receba críticas, o modelo Estrutura, Conduta e Desempenho (ECD) ainda é utilizado para se estudar o comportamento de firmas nos mercados. Segundo Kupfer (2013), é possível entender o modelo ECD como uma alternativa à análise neoclássica dos mercados concorrenciais. Sobre o modelo, as suas características, o relacionamento com a teoria econômica tradicional e as críticas, assinale a alternativa correta:


a) O modelo ECD dá forte ênfase para a estrutura de custos das empresas. E essa estrutura de custos, em conjunto com a elasticidade do preço da demanda, que irá determinar o desempenho das empresas em um mercado. Empresas maximizadoras de lucros possuem um desempenho maior, em termos de lucros, quando inseridas em mercados com baixa elasticidade do preço da demanda.
b) O modelo ECD também ficou conhecido como o modelo de concorrência monopolística. Nele, as firmas enfrentam uma curva de demanda quebrada, dividida em duas partes com elasticidades distintas. Segundo o modelo, nesses casos, existe o risco de 'guerra de preços', por isso, em geral, os preços, nesse tipo de mercado, são estáveis.
c) O modelo ECD pretendia ser um modelo capaz de traduzir a atuação prática das empresas para a teoria econômica. Isso porque os modelos tradicionais de concorrência são muito abstratos e de difícil mensuração. O modelo ECD diz que as empresas atuam para reorganizar as estruturas de mercado, a fim de obter os melhores desempenhos. Por isso, o modelo dá muita ênfase às barreiras à entrada.
d) O modelo ECD foi pensado como um modelo capaz de refletir a atuação das práticas concorrências das firmas. Nesse modelo, as firmas estão inseridas em uma determinada estrutura de mercado dada, definida por condições de oferta e de demanda. As empresas, então, em busca de maximizar o seu desempenho, utilizam critérios de produtividade, custos e diferenciação de produtos. No entanto, o modelo ECD tem sido criticado por não levar em conta a dinâmica da inovação e da mudança tecnológica.
e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação ao modelo Estrutura, Conduta e Desempenho (ECD): a) O modelo ECD dá forte ênfase para a estrutura de custos das empresas. Essa afirmação é verdadeira, mas a parte sobre "empresas maximizadoras de lucros" e "baixa elasticidade do preço da demanda" pode ser confusa, pois a elasticidade alta geralmente leva a uma maior sensibilidade ao preço. b) O modelo ECD não é conhecido como modelo de concorrência monopolística. Essa descrição não se aplica ao ECD, que é mais amplo e não se limita a esse tipo de concorrência. c) O modelo ECD realmente busca traduzir a atuação prática das empresas para a teoria econômica e enfatiza as barreiras à entrada. Essa afirmação é correta. d) Esta alternativa também é verdadeira, pois o modelo ECD considera a estrutura de mercado e a busca das empresas por maximizar seu desempenho, além de mencionar corretamente as críticas sobre a falta de consideração da dinâmica da inovação. e) A afirmação "todas as alternativas anteriores estão corretas" não é verdadeira, pois a alternativa (b) está incorreta. Portanto, a alternativa correta que melhor representa o modelo ECD, considerando as análises feitas, é a d).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra d) O modelo ECD foi pensado como um modelo capaz de refletir a atuação das práticas concorrências das firmas. Nesse modelo, as firmas estão inseridas em uma determinada estrutura de mercado dada, definida por condições de oferta e de demanda. As empresas, então, em busca de maximizar o seu desempenho, utilizam critérios de produtividade, custos e diferenciação de produtos. No entanto, o modelo ECD tem sido criticado por não levar em conta a dinâmica da inovação e da mudança tecnológica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Dessa forma, de acordo com as teorias modernas de organização industrial, uma empresa classificada como sendo monopólio natural é caracterizada pela existência de:


a) Demanda totalmente inelástica
b) Demanda elástica
c) Demanda unitária
d) Demanda inelástica em relação ao preço
e) Demanda elástica em relação ao preço

Estão corretos apenas os itens:


A) 1.
B) L Il e II
C) le IV.
D) III e IV.
E) IIl e IV.

Qual das seguintes alternativas descreve a situação competitiva para a Açofio S.A.?


A) A rivalidade entre as empresas do setor é baixa, e, por isso, a situação da empresa, no longo prazo, é estável.
B) Existe uma elevada diferenciação dos produtos da empresa, e, devido a isso, apresenta uma vantagem competitiva perante os concorrentes.
C) Existe uma elevada homogeneidade entre as empresas do setor, e, por isso, necessita ser, operacionalmente, eficiente ou ter economias de escala.
D) Possui um grande poder de barganha perante os seus fornecedores e, em consequência, consegue comprar mercadoria a custos inferiores aos dos seus concorrentes.
E) Tem grande poder de barganha com os seus clientes e, por isso, consegue vender a mercadoria a preços superiores aos de seus concorrentes.

Um dos objetivos mais importantes da adoção de uma estratégia de fragmentação no processo de desestatização do setor de transportes é o de ampliar a competitividade. Nesse sentido, quando são separadas infraestrutura e operação do serviço, busca-se


A) Deixar o operador mais exposto à pressão competitiva oriunda de potenciais candidatos ao mercado.
B) Reduzir os custos de transação na indústria e com isso obter menores custos de produção.
C) Evitar a formação de grupos econômicos com interesse em verticalizar a atividade.
D) Explorar as vantagens potenciais de economias de escala e escopo.
E) Estimular o desenvolvimento de processos de planejamento integrado no conjunto da atividade.

Mais conteúdos dessa disciplina