Buscar

3) Na Velha República o centro dinâmico da economia brasileira se assentava em que? No final do século XIX, os lucros decorrentes desta atividade f...

3) Na Velha República o centro dinâmico da economia brasileira se assentava em que? No final do século XIX, os lucros decorrentes desta atividade financiaram outras atividades econômicas. Pergunta-se quais? A acumulação de capital verificada no setor na época tinha alguma intervenção do governo? Se sim explique. Se não também. (2,0 pontos)

Na Velha República o centro dinâmico da economia brasileira se assentava no produto agroexportador, sendo esse o café.
Os lucros decorrentes do café financiaram outras atividades econômicas.
É necessário indicar quais atividades econômicas foram financiadas pelo café.
É preciso explicar se a acumulação de capital verificada no setor na época tinha alguma intervenção do governo e explicar o porquê.

Essa pergunta também está no material:

Prova economia brasileira
3 pág.

Economia Brasileira Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Na Velha República, o centro dinâmico da economia brasileira se assentava no produto agroexportador, sendo esse o café. Os lucros decorrentes do café financiaram outras atividades econômicas, como a construção de ferrovias, portos, indústrias têxteis, entre outras. A acumulação de capital verificada no setor do café na época tinha intervenção do governo, que incentivava a produção e exportação do produto por meio de políticas públicas, como a Lei de Terras de 1850, que facilitou a aquisição de terras para a produção de café, e a Lei do Ventre Livre de 1871, que permitiu a utilização de mão de obra escrava por mais tempo. Além disso, o governo também investiu em infraestrutura para facilitar o escoamento do café, como a construção de ferrovias e portos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais