Buscar

Os reinos iorubás foram constituídos da diversidade de povos e sociedades que habitavam as regiões ao sul, ao sudeste e ao sudoeste dos rios Níger...

 Os reinos iorubás foram constituídos da diversidade de povos e sociedades que habitavam as regiões ao sul, ao sudeste e ao sudoeste dos rios Níger e Benué há milhares de anos. Nessa área, viviam os povos de línguas edo, idoma, iorubano, ibo, ijó, igala, nupe, entre outros de origem linguística níger-congo” (MATTOS, 2007).

Os iorubás surgiram na África ocidental entre o sudoeste da atual Nigéria e Benin. Sobre a organização social desse povo é correto afirmar:


Escolha uma opção:

a. Ifé era uma importante cidade-estado dos iorubas além de ser considerada um centro religioso desse povo.

b. Por serem exímios comerciantes os iorubás negociavam prisioneiros de guerras tribais com os portugueses, assim eles (os iorubás) não foram escravizados pelos portugueses.

c. Os reinos iorubás se destacavam por serem grandes produtores agrícolas.

d. Ifé era considerada um entreposto comercial e não um centro religioso para os iorubás.

e. Os reinos iorubás ficavam isentos de pagar tributos ao rei/chefe.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: Ifé era uma importante cidade-estado dos iorubás além de ser considerada um centro religioso desse povo. Ifé era considerada a cidade sagrada dos iorubás, onde se acreditava que o mundo havia sido criado. Além disso, era um importante centro religioso e cultural, onde se desenvolveram diversas artes, como a escultura em bronze e em terracota.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais