Buscar

A variável aleatória, um objeto extremamente importante para o estudo de probabilidade, possui uma natureza distinta. Ela pode ser uma variável dis...

A variável aleatória, um objeto extremamente importante para o estudo de probabilidade, possui uma natureza distinta. Ela pode ser uma variável discreta ou contínua, ou seja, relacionada ao conjunto dos números inteiros ou reais, isso depende do resultado do experimento aleatório ao qual busca-se mensurar com a determinação dessa variável. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre variável aleatória, pode-se dizer que, em um experimento onde deseja-se determinar o número de caras em um lançamento simultâneo de duas moedas por uma variável aleatória, a variável aleatória será discreta porque:

número de caras é uma variável mensurada pelo conjunto dos números inteiros positivos. (V)
1. a distribuição de probabilidade de uma variável aleatória nessas circunstâncias é dada por uma curva normal.
2. Correta: número de caras é uma variável mensurada pelo conjunto dos números inteiros positivos.
3. o espaço amostral desse tipo de experimento possui 6 elementos, o que implicará em uma variável aleatória discreta.
4. as moedas possuem apenas dois eventos, cara ou coroa, logo, sua contagem está relacionada ao conjunto dos números reais.
5. a amplitude dos dados é positiva, o que implica na utilização de uma variável aleatória discreta.

Essa pergunta também está no material:

Módulo E aol 3 inteligência estatística para engenharia
6 pág.

Estatistica para Engenharia Civil Faculdade Maurício de Nassau de RecifeFaculdade Maurício de Nassau de Recife

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 2: "número de caras é uma variável mensurada pelo conjunto dos números inteiros positivos". Isso ocorre porque a variável aleatória discreta é aquela que assume valores em um conjunto finito ou infinito numerável de pontos, ou seja, valores que podem ser contados, como é o caso do número de caras em um lançamento de duas moedas. Já a variável aleatória contínua é aquela que assume valores em um intervalo contínuo de pontos, como por exemplo, a altura de uma pessoa. A distribuição de probabilidade de uma variável aleatória discreta é dada por uma função de probabilidade discreta, enquanto que a distribuição de probabilidade de uma variável aleatória contínua é dada por uma função de densidade de probabilidade contínua.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais