Buscar

Tema: Responsabilidade do Estado “A responsabilidade do Estado é o dever que o Estado tem de reparar os danos que seus agentes causarem no exercí...

Tema: Responsabilidade do Estado



“A responsabilidade do Estado é o dever que o Estado tem de reparar os danos que seus agentes causarem no exercício da função pública. Essa responsabilidade pode ser subjetiva ou objetiva. A responsabilidade subjetiva do Estado exige que ele tenha agido com dolo ou culpa no evento danoso. Ou seja, o Estado deve ter agido intencionalmente ou negligentemente para causar o dano”. Referência: Rota de Aprendizagem 5 (Tema: Responsabilidade do Estado).



 

Considerando os conhecimentos adquiridos em Direito Administrativo, responda: qual é o fundamento da responsabilidade estatal, de acordo com Bandeira de Mello?

AGarantir o lucro do Estado.

BGarantir a impunidade dos agentes públicos.

 

CGarantir a supremacia do Estado sobre os cidadãos.

DGarantir uma equânime repartição dos ônus de atos ou efeitos lesivos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com Bandeira de Mello, o fundamento da responsabilidade estatal é garantir uma equânime repartição dos ônus de atos ou efeitos lesivos, ou seja, o Estado deve arcar com as consequências dos danos causados por seus agentes no exercício da função pública. A alternativa correta é a letra D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais